As instituições futebolísticas Luso-Brasileiras

- Conheça os quatro clubes com origens lusitanas no Brasil
As instituições futebolísticas Luso-Brasileiras

Olá, gurizinhos! Após contar para vocês sobre o título inédito da Eurocopa, O Gajo Conta essa semana sobre as instituições de futebol Luso-Brasileiras. Ou seja, mais uma vez o Papai Cris vem contar sobre uma ligação entre os nossos queridos países. Desse modo, focarei em quatro clubes. São eles, Vasco da Gama, Associação Atlética Portuguesa, Associação Portuguesa de Desportos e Tuna Luso-Brasileira.

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

Tudo começou muito antes de Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro chegar planeta Terra. Desse modo, em 1898, alguns remadores de Portugal, luso-descendentes, no Rio de Janeiro, criaram um clube em homenagem ao meu conterrâneo Vasco da Gama, pois fazia 400 anos que o navegador havia viajado às Índias. Entretanto, apenas em 1915 a instituição ganhou um departamento de futebol, pois, até então, era voltada apenas ao remo.

Vasco da Gama já chegou sendo diferenciado em diversos aspectos. Sendo assim, seu ponto principal era o de aceitar qualquer jogador, independentemente de classe social e raça. Além disso, 12 anos após o início do esporte que eu domino chegar à equipe Cruzmaltina, o Estádio São Januário foi construído. Inclusive, a casa dos cariocas era a maior entre todos os estádios das Américas. Outra curiosidade envolvendo o clube da Cruz de Malta é a presença de diversos jogadores importantes na história da seleção brasileira.

Recentemente, por Portugal, ergui dois troféus inéditos. Entretanto, tudo isso começou com Hideraldo Bellini, atleta do Vasco, campeão do mundo em 1958. Na ocasião, Bellini foi o primeiro jogador a fazer o movimento de levantar um troféu. Ato que os capitães repetem até os dias atuais.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

No estado de São Paulo, terra de diversos clubes importantes para o mundo do futebol, um clube da capital nasceu da fusão de cinco clubes: Lusíadas Futebol Clube, Associação 5 de Outubro, Sport Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. Desse modo, no dia 14 de agosto de 1920, em homenagem à vitória dos portugueses sobre o Reino de Castela na Batalha de Aljubarrota, em 1385, nasceu a Associação Portuguesa de Desportos, popularmente conhecida como Portuguesa ou Lusa.

Assim como no Vasco, diversos jogadores importantes saíram de sua base, assim como eu, no querido Sporting. Só para ilustrar, Djalma Santos, campeão do mundo ao lado de Bellini, em 1958, e Zé Roberto, craque brasileiro da década de 90 e anos 2000 também, pois se cuidou bastante, igual o Robozão.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA

Ora pois! O Rio de Janeiro conta com duas equipes luso-brasileiras. Além do Vasco da Gama, a Associação Atlética Portuguesa também defende suas cores nos gramados do Brasil. Entretanto, não tem o mesmo destaque nacional que o Cruzmaltino. Contudo, é respeitado pelos cariocas.  O clube é popularmente conhecido como Portuguesa Carioca. Isso porquê a instituição tem um anexo em São Paulo. Sendo assim, conhecido como Portuguesa Santista, pois suas dependências fazem parte do litoral paulista.

Apesar de também não ter o destaque do Santos, clube do Rei Pelé, a Portuguesa Santista é importante para o futebol local.

TUNA LUSO-BRASILEIRA

No início dos anos 2000, a banda Calypso fez grande sucesso no Brasil e isso chegou em Portugal também. Desse modo, vocês devem saber o estado de origem da banda, certo? Isso mesmo, Pará. Sendo assim, fazendo ligação com o futebol, no Pará, pensamos primeiramente em Remo e Paysandu. Entretanto, a Tuna Luso-Brasileira é tida como o terceiro maior clube da região, rivalizando com a dupla “Re-Pa”.

Imagem destacada: Divulgação (Vasco da Gama)

BetWarrior


Poliesportiva


Edson Guimarães
Edson Guimarães
Meu nome é Edson Guimarães, tenho 24 anos e sou estudante de Jornalismo. Minha paixão pelo futebol vem desde 2002, juntamente do amor pelo meu clube do coração, vulgo Santos Futebol Clube. Meus espelhos da comunicação social esportiva são Rafael Oliveira (DAZN) e André Hernan (Sportv).

    Artigos Relacionados

    Topo