Análise do sorteio das oitavas de final da UEFA Champions League

Na última segunda feira foram sorteados os confrontos das oitavas de final de UEFA Champions League (UCL) 2015-2016. Devido aos sorteios, alguns times se deram melhor que outros, mas até o primeiro jogo das eliminatórias, que ocorrerá em fevereiro de 2016, muita coisa pode mudar.

O confronto que mais chama a atenção é Juventus (ITA) x Bayern de Munique (ALE). A Juventus, atual vice-campeã do torneio, teve um começo de temporada turbulento devido à venda de alguns dos seus melhores jogadores, agora vem se recuperando e já busca a liderança do campeonato italiano. Porém, vai encontrar do outro lado o poderoso Bayern de Munique, que já nada de braçada na ponteira do campeonato alemão, além disso, individualmente, tem jogadores mais decisivos que a Juventus. Se as contusões, comuns na equipe do Bayern nesta temporada, não afastarem os principais jogadores da equipe alemã, os bávaros deverão confirmar o favoritismo.

Mais uma vez o Arsenal (ING) não deu sorte no sorteio. Eliminado seguidamente nas oitavas de final desde 2011, a equipe inglesa terá pela frente o atual campeão da UCL, Barcelona (ESP). O Arsenal faz boa campanha no campeonato inglês, disputando a liderança com o surpreendente Leicester, e deverá protagonizar os dois jogos mais bonitos desta fase contra os espanhóis. O Barcelona se mantém na liderança do campeonato espanhol mesmo sem suas principais estrelas, Messi e Neymar. Em fevereiro, quando ocorrerão os jogos, todos já devem ter voltado aos campos, e a equipe catalã ainda contará com os reforços de Arda Turan e Aleix Vidal. Os dois times tem características ofensivas, mas o Barcelona é apontado como a melhor equipe da atualidade e leva vantagem no confronto.

O terceiro grande jogo será Paris Saint Germain (FRA) x Chelsea (ING). Com a demissão do técnico do time inglês, José Mourinho, nesta quinta feira, o time do Chelsea se torna uma incógnita. Apesar da péssima campanha no campeonato inglês, onde flerta com a zona de rebaixamento, o Chelsea conseguiu se classificar em primeiro lugar no seu grupo da UCL, mostrando que a equipe gosta de jogos decisivos. O PSG, por outro lado, lidera com folga o campeonato francês e pode se concentrar apenas na UCL, a equipe liderada pro Cavani e Ibrahimovic vem apresentando um bom futebol, e até mesmo por não sabermos o que esperar da equipe inglesa, se torna a favorita no confronto.

O sorteio ainda reservou o encontro dos dois times, dentre todos os que se classificaram para as oitavas, que eram considerados os menos favoritos a estar ali. Wolfsburg (ALE) x Gent (BEL) disputaram pela segunda e primeira vez, respectivamente, a fase de grupos da UCL. Ambas as torcidas são apaixonadas e prometem grandes festas nos jogos decisivos. Apesar da campanha irregular no campeonato alemão, os alemães levam vantagem no confronto, pois tem um time mais entrosado que o do Gent. Porém, os belgas mostraram a força do seu estádio ao saírem invictos de lá na fase de grupos, como mandam em casa o primeiro jogo, tudo pode mudar.

zaneti

O ex-jogador, Javier Zanetti, campeão em 2009 com a Inter de Milão, durante o evento (Reprodução: http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/season=2016/draws/round=2000635/index.html)

O Real Madrid (ESP), maior campeão da UCL, pegou um adversário que não atravessa um bom momento, a Roma (ITA). Os madrilenhos ainda estão em busca da melhor maneira de jogar, desde que o técnico Rafa Benítez assumiu em julho passado, apesar disso, tem uma equipe de craques que fizeram a melhor campanha da fase de grupos da competição. A Roma segue na parte de cima da tabela do campeonato italiano, mas vem caindo de rendimento. O Real larga como favorito no confronto.

O time que mais investiu no futebol europeu nos últimos anos está mais próximo de fazer história. O Manchester City (ING) deu sorte e vai pegar um adversário mais fraco nas oitavas, o Dinamo de Kiev (UCR). Pela primeira vez na sua história, os citizens devem avançar as quartas de final da UCL, eles estão apresentando um bom futebol tanto na competição continental, quanto no campeonato inglês, onde disputam a liderança. O Dinamo deve oferecer resistência no jogo de ida, na Ucrânia, mas não deverá impedir a classificação dos ingleses.

Um dos jogos mais complicados será entre Atlético de Madrid (ESP) e PSV (HOL). Os dois times estão bem nos campeonatos nacionais e têm em seus estádios grande fortaleza. Deverá fazer diferença o fator casa aos espanhóis por decidirem no Vicente Calderón, além disso, eles têm um time mais completo e bem montado, largando com leve favoritismo na competição.

O último duelo fica por conta de Zenit (RUS) x Benfica (POR). A disputa deverá ser bastante equilibrada. O Zenit conta com a boa fase de Hulk e Dzyuba, e foi o último a perder o 100% de aproveitamento na competição. Porém, é um time novo na UCL e vai enfrentar o Benfica, que apesar de ter se virado para chegar as oitavas, vai endurecer a disputa. Mesmo assim, o Zenit tem a vantagem.

Avatar

Sobre João Ernesto

João Ernesto já escreveu 3 posts nesse site..

Nasci em São Paulo, tenho 23 anos e sou jornalista. Desde pequeno acompanho e jogo futebol. A partir dos 15 anos comecei a jogar na várzea paulistana e nunca mais parei. Acabei descobrindo que ela tem suas particularidades que revelam muito da realidade brasileira. Hoje, escrevo para o Futebol na Veia e sou co-autor do blog de psicologia esportiva: http://fluxoenergetico92.blogspot.com.br.

BetWarrior


Poliesportiva


Avatar
João Ernesto
Nasci em São Paulo, tenho 23 anos e sou jornalista. Desde pequeno acompanho e jogo futebol. A partir dos 15 anos comecei a jogar na várzea paulistana e nunca mais parei. Acabei descobrindo que ela tem suas particularidades que revelam muito da realidade brasileira. Hoje, escrevo para o Futebol na Veia e sou co-autor do blog de psicologia esportiva: http://fluxoenergetico92.blogspot.com.br.

    Artigos Relacionados

    Comments are closed.

    Topo