
No último domingo (22), pela 17ª rodada da Serie A TIM, a Atalanta não tomou conhecimento do Milan, e no Gewiss Stadium, venceu por 5 x 0. Este resultado chocou o mundo, pois era uma das equipes de maior tradição do planeta, sendo goleado por um time que está disputando sua primeira UEFA Champions League nesta temporada. Entretanto, atualmente, é um resultado que até pode se esperar. Primeiramente, porque os Nerazzurri fazem história nos últimos anos. Além disso, os Rossoneros entram numa crise cada vez mais profunda com o passar do tempo.
Que golazo de Ilicic.
Atalanta destroza 4-0 a un remedo de equipo, que de grande solo le queda el nombre. #AtalantaxMilan pic.twitter.com/w7VBpsVXCj— Omar Velarde (@OmarVelardeT) December 22, 2019
ASCENSÃO DA ATALANTA E QUEDA DO MILAN NAS ÚLTIMAS TEMPORADAS
É de certa forma estranho dizer que hoje, os bergamistas estão um degrau acima dos milaneses. Entretanto, é visto na maneira de jogar das duas equipes, completamente opostas umas das outras. Além disso, desde a chegada de Gian Piero Gasperini ao comando da Atalanta em 2016, o time só se tornou cada vez mais competitivo. Primeiramente, o comandante trouxe uma proposta de jogo ofensiva ao clube. Dessa forma, mesmo sem jogadores badalados, o futebol Nerazzurri encanta, e trouxe grandes campanhas nas ultimas edições da Serie A. Como na última, por exemplo, onde Gasperini levou seu elenco ao 3º lugar e uma inédita vaga a UEFA Champions League.
Por outro lado, o Milan segue caminho contrário ao da Atalanta. Heptacampeão europeu, detentor de 18 títulos italianos, os Rossoneros já não vencem algo desde a Serie A 2011-12. Além disso, não participa da UEFA Champions League desde 2014. Sendo assim, o clube caiu em uma crise financeira, com vários donos diferentes, e sem sair de lugar nenhum. Ainda, não teve uma sequência de trabalho, como Gasperini em Bérgamo. O time de Milão teve vários treinadores durante a década, mas não obteve qualquer resultado, fazendo campanhas medianas no campeonato nacional, longe de sua grandeza.
Gian Piero Gasperini at Atalanta…
– Handed AC Milan their worst defeat in 21 years (5-0)
– Brought them to the Champions League
– Lead them to a Coppa Italia final 🙌#AtalantaMilan pic.twitter.com/N9j0yJGplZ— The Sack Race (@thesackrace) December 22, 2019
A ILUSTRAÇÃO DA INVERSÃO DE PAPÉIS DAS DUAS EQUIPES NO 5 x 0
A ilustração de todo o mérito da Atalanta e fracasso do Milan nos últimos anos se deu no último domingo (22), na goleada por 5 x 0. O time de Gasperini teve total controle do jogo, marcando pressão, criando oportunidades, não dando sossego ao adversário. Por outro lado, os Rossoneros de Stefano Pioli não incomodaram a meta de Gollini nos 90 minutos, e não apresentavam repertório nenhum para incomodar seu oponente. Ainda mais na segunda etapa, que foi quando o placar elástico se desenhou.
Dessa forma, não é manchar a história Rossonera, tampouco, superestimar os Nerazzurri, dizer que hoje, a Atalanta está degraus acima do Milan, com um trabalho duradouro, dando resultados inéditos ao clube. Por outro lado, a fraca gestão de seus donos estrangeiros e ex-atletas fazem com que o heptacampeão europeu caia patamares ainda maiores em sua história.
Foto destaque: Divulgação/Atalanta/Twitter