
A seleção anfitriã decepcionou seus torcedores ao perder para Colômbia na estreia. A bonita festa de abertura não continuou com a bola rolando. Esta só veio acontecer no jogo seguinte. Por causa do desempenho frustrante, a seleção entrou pressionada a conquistar os primeiros pontos se não quisesse dar adeus a competição. Em grande estilo os americanos passaram pelos costarriquenhos fácil. A goleada em cima dos seus principais rivais, que na última Copa do Mundo surpreendeu e chegou as Quartas, foi a maior da história do confronto, e reacendeu a equipe. O jogo foi em Chicago com o estádio mais uma vez lotado.
Com Dempsey (de penâlti), Jones e Wood na primeira etapa e fechando com Zusi na segunda marcando o quarto gol da partida. Mesmo com algumas oportunidades de diminuir a vantagem americana, a Costa Rica não conseguiu concluir e muito menos ser eficiente.
A vitória foi um tremendo alento para o pressionadíssimo técnico alemão da seleção dos Estados Unidos e foi um refrigério na esperança de alcançar os desejos almejados para a competição. Com 3 pontos são o segundo colocado no grupo A. Ainda correndo risco precisa ao menos empatar mas para quem quer alcançar voos mais altos deve entrar buscando mais uma vitória, de preferência com mais uma ótima atuação. Afinal a esperança azul, vermelha e branca voltou a viver!