América x Bangu disputam hoje o clássico mais antigo do Rio de Janeiro

Em semana de grandes duelos na Liga dos Campeões da Europa, dois clubes que já voaram alto no cenário brasileiro são protagonistas do clássico mais antigo do futebol carioca. Bangu e América entrarão em campo hoje, quinta-feira (18) para disputar o encontro de número 280. O primeiro jogo aconteceu em 6 de agosto de 1905. Ambos estão com 111 anos e já foram considerados clubes grandes, mas hoje são vistos como “times pequenos”, classificação que não condiz com a história dos centenários.

Para se ter ideia da grandiosidade dos feitos, em sua época de ouro, o Bangu foi campeão da Liga Internacional de Futebol. A competição que era disputada nos Estados Unidos  já foi uma das mais relevantes no cenário mundial. Na ocasião a disputa da taça chegou  contar  com o gigante alemão Bayern de Munique. Outro feito marcante na história do Alvirrubro da Zona Oeste, foi a participação no Campeonato Brasileiro de 1985, quando perdeu na final para o Coritiba (PR).

Time do Bangu, Vice-campeão Brasileiro em 85

O América também não fica para trás quando o assunto é conquista e história. Em 1982 o Mecão conquistou a taça da Copa dos Campeões, competição que contava com os principais clubes do Brasil, como Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético (MG), Santos (SP), São Paulo, Corinthians (SP), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Internacional (RS) e Grêmio (RS). Na final, o  time carioca venceu o Guarani (SP), clube que na época também era considerado uma potência nacional.

Incrível campanha do América na Copa dos Campeões

Diante um clássico cercado de boas histórias e acirrada rivalidade a grande verdade é que os clubes estão muito longe de retornar aos tempos de glória. Hoje apenas figuram modestamente o Campeonato Carioca e não lembram em nada as equipes vitoriosas do passado.

Ficha técnica dos Confrontos

  • Total de partidas: 279
  • Total de gols marcados: 948
  • Vitórias do América: 108
  • Vitórias do Bangu: 103
  • Empates: 68
  • Maior goleada: América 9 x 0 Bangu – Partida disputada em 4 de setembro de 1910
Avatar
Wagner Trece
•Carioca, 27 anos. Futuro jornalista que estuda na Universidade Veiga de Almeida. •Colunista na equipe Futebol na Veia desde 2016. •Apaixonado por futebol, principalmente quando assistido na mesa de bar, regado a muita zoação e rivalidade.

Artigos Relacionados

Topo