Alex Teixeira e Dourado marcam na estreia da Superliga Chinesa, mas Ceifador se lesiona feio

No começo desse domingo (3), pelo encerramento da 1ª rodada da Superliga Chinesa, houveram dois jogos com muitos gols brasileiros, estreias, expulsões e, infelizmente, uma fratura. O Henan Jianye, do ex-flamenguista Henrique Dourado, recebeu o Dalian Yifang, do belga Carrasco, no Zhengzhou Hangai Stadium e empatou em 1 x 1 mesmo com um jogador a mais. Já no último jogo da rodada, o Jiangsu Suning venceu o Tianjin Teda por 3 x 2 no Nanjing Olympic Sports Center com dois gols marcados pelo brasileiro Alex Teixeira.

Superliga Chinesa – 1ª Rodada

Henan Jianye 1 x 1 Dalian Yifang

Além dos times estarem fazendo suas estreias na temporada, alguns nomes conhecidos também estavam jogando pela primeira vez na liga chinesa, como Henrique Dourado, vindo do Flamengo, e Marek Hamsik, ídolo do Napoli. O jogo teve muitas finalizações e a primeira delas foi de um dos estreantes, o eslovaco Hamsik, que recebeu dentro da área e bateu de esquerda para fora. O outro debutante, do lado dos mandantes, teve mais sorte em sua primeira chance clara, aos 27 minutos, em falta jogada para a área, a zaga afastou mal e a bola acabou sobrando para Henrique Dourado fazer seu primeiro gol em território chinês. Hamsik quase empatou alguns minutos depois, mas o goleiro Wu Yan foi bem no ao fechar o espaço.

O camaronês Bassogog bateu uma linda falta no fim do 1º tempo e o goleiro Chong Zhang fez uma intervenção melhor ainda. Aos 37′ Yang Shanping recebeu o segundo cartão amarelo e deixou os visitantes com um atleta a menos, mas aos 40′ que o lance mais delicado do jogo aconteceu. O capitão do Dalian, Qin Sheng, deu uma entrada forte em Dourado, que precisou ser atendido, mas com muitas dores e chorando não conseguiu voltar ao jogo. Tudo pelo fato da lesão ter sido muito séria, e isso descobrimos depois do jogo, quando o Henan imitiu uma nota avisando sobre uma fratura na tíbia do Ceifador, que passará por cirurgia e ficará um tempo fora de combate.

O Dalian se defendia com um homem a menos e quase viu o placar ficar ainda mais complicado, mas Donglu acabou parado pelo goleiro. O jogo mudou um pouco de cara, já que os visitantes tentavam criar algumas chances e quase empataram com Alex Akande em cabeçada que assuntou o Henan, e a partir daí o belga Yannick Carrasco começou a aparecer no jogo e teve uma grande oportunidade em jogada pelo lado esquerdo, mas novamente o goleiro mandante, Wu Yan, fez boa defesa. A persistência e vontade foram recompensadas, aos 47′, já nos acréscimos, quando Carrasco ficou com a bola na entrada da área e chapou no contra-pé do goleiro com categoria para empatar a partida e garantir o primeiro ponto da temporada.

Jiangsu Suning 3 x 2 Tianjin Teda

Em um duelo de ataques brasileiros, o Suning levou a melhor diante do Teda no jogo de encerramento da 1ª rodada. O time mandante tinha um retrospecto a favor de não ter sido derrotado nos últimos cinco jogos contra os visitantes, e isso fez a equipe se animar e ir pra cima para fazer uma boa estreia na temporada. Com formações muito parecidas e duplas de ataque muito perigosas, de um lado Alex e Eder e do outro Johnathan e Acheampong, após poucas chegadas de perigo real, o brasileiro Alex Teixeira abriu o placar quase no fim do primeiro tempo, aos 44′, em um bate e rebate dentro da área que deixou a bola viva e o camisa 10 conseguiu ficar com a sobra e concluir para o gol, que foi validado pelo VAR.

A segunda etapa começou com mais uma expulsão na rodada, quando o zagueiro Zheng Kaimu deu uma entrada forte em Alex Teixeira e levou o vermelho direto. O time da casa tentava usar a vantagem e campo para aumentar o placar, e isso aconteceu aos 15 minutos, em lance que o brasileiro naturalizado italiano, Eder, sofreu pênalti e ele mesmo converteu. O Teda chegou no ataque aos 25′ e descontou com gol contra de outro italiano, Paletta, que desviou cruzamento e ajudou os visitante a entrarem no jogo.

Contudo, Eder sofreu outro pênalti em mais uma descida ao ataque e o camisa 10 Alex Teixeira guardou o seu segundo na partida aos 31′, quase garantindo a vitória. Sem desistir e aproveitando que a intensidade do time da casa tinha diminuído, o brasileiro Johnathan foi lançado em velocidade e fez o o segundo gol do Teda, aos 91′, mas a reação parou por aí e o Suning saiu com os três primeiros pontos na Superliga.

Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão, 20 anos, paulistano e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Redator do Futebol na Veia desde 2019, cobrindo futebol italiano, asiático e brasileiro.

Artigos Relacionados