Sporting

Às vésperas do retorno aos gramados pela Liga NOS, Sporting busca aproveitar a reta final do campeonato para somar pontos na briga por uma vaga na Europa League. Assim, em Guimarães, contra o Vitória, o técnico Rúben Amorim vai para seu segundo jogo a serviço dos Leões. Além disso, tanto o treinador, como o clube, lutam para evitar um recorde negativo na temporada.

Isso porque, antes da paralisação devido a pandemia da Covid-19, o Sporting já havia igualado uma marca negativa de 15 derrotas na temporada. Assim, fruto de um ano turbulento interna e externamente. Pois, pelos Leões, já passaram quatro treinadores desde agosto: Marcel Keizer, Leonel Pontes, Jorge Silas e o atual Rúben Amorim. Nos bastidores, protestos pedindo a renúncia do presidente Frederico Varandas. Dessa forma, a última queda foi na despedida de Silas na derrota por 3 x 1 diante do Famalicão.

Leia mais:

Logo, para se ter a dimensão do recorde que o clube não gostaria de alcançar, apenas por duas vezes desde a fundação, em 1906, o Sporting perdeu 15 partidas oficiais. Assim, a primeira vez foi na temporada 2000/2001 quando teve três comandantes: Augusto Inácio, Manuel Fernandes e Fernando Mendes. Coube ao último ter seu nome marcado pelas derrotas. Entre elas, uma pela Taça de Portugal e quatro pela Champions League. Na ocasião, o Boavista foi campeão da Primeira Liga.

Já a última vez que isso aconteceu foi a sete anos na temporada 2012/2013 em que, igualmente a este ano, quatro técnicos passaram pelo banco do Sporting. Assim, Ricardo Sá Pinto, Jesualdo Ferreira, atual treinador do Santos, Franky Vercauteren e Oceano Cruz foram os responsáveis pelo recorde negativo. Devido a isso, os Leões ficaram com o 7º lugar na Primeira Liga. Dessa forma, colecionou derrotas na Taça da Liga, Europa League e Taça de Portugal.

SPORTING NA LIGA NOS 2019/2020

Na atual temporada, a sequência de derrotas iniciou logo no primeiro compromisso oficial pela final da Supertaça Cândido de Oliveira quando foi goleado pelo Benfica por 5 x 0. Já a última mais dolorosa foi a goleada para o Istanbul Basaksehir, da Turquia, por 4 x 1, ocasião em que foi eliminado da Europa League após abrir vantagem no jogo de ida.

Agora, serão 10 partidas até o final da Liga NOS 2019/2020 e basta mais uma derrota para que esta temporada se torne a mais negativa da história do Sporting. Logo, o primeiro compromisso já é contra um adversário direto na luta pela classificação à Europa League: Vitória de Guimarães. Apesar de jogar fora de casa, atuar sem a pressão da torcida mandante melhora a vida dos Leões frente aos Conquistadores. Assim, o confronto acontece nesta quinta-feira (4), às 17h15 (horário de Brasília), pela 25ª rodada. No entanto, até o fim da campanha encontrará Porto e Benfica, ambos longe de Alvalade.

Foto destaque: Reprodução / Carlos Costa – Global Imagens

Avatar
Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados