Pelo jogo de ida das semifinais da AFC Champions League, no lado do Oriente Médio, o Al-Hilal venceu o Al-Sadd por 4 x 1 de virada. No Estádio Jassim Bin Hamad, o time da casa, comandado pelo espanhol Xavi, até saiu na frente com um gol contra de Bafétimbi Gomis. Entretanto, o francês se redimiu, marcou dois gols e comandou a virada da equipe do treinador romeno Razvan Lucescu.
1º tempo
Os minutos iniciais foram mais brigados e de pouca inspiração. O time da casa chegava com mais perigo, porém, pecava na hora de finalizar. A primeira grande oportunidade foi aos 13′, com o atacante Baghdad Bounedjah, que só não marcou porque a bola desviou no defensor e acabou saindo para escanteio. Na cobrança, o Al-Sadd trabalhou uma jogada ensaiada e conseguiu chagar ao gol. Hassan Al-Haidos recebeu dentro da área, cruzou e contou com o desvio contra do francês Bafétimbi Gomis para abrir o placar.
Posteriormente, o time visitante ensaiava uma reação e pressionou o rival. Aos 33′, em bola levantada, o italiano Sebastian Giovinco ajeitou para Gomis dominar e mandar para o gol, assim, se redimindo e empatando o duelo. Pouco depois, aos 35′, o lateral Abdelkarim Hassan foi expulso e deixou a equipe da casa com um a menos. Portanto, com a vantagem numérica, o Al-Hilal logo conseguiu a virada. Aos 45′, em cobrança de escanteio, Ali Al-Bulaihi apareceu livre no segundo pau e completou de peito para as redes, colocando os sauditas na frente.
HALF-TIME 🚩
🇶🇦 Al Sadd 1-2 Al Hilal 🇸🇦An own goal 😫, a quick draw ⚽, a red card ⛔, AND a chest goal 😆!
What a half!#SDDvHIL #ACL2019 pic.twitter.com/sRJ8Wfxvqg— #ACL2022 (@TheAFCCL) October 1, 2019
2º tempo
Assim como no final da primeira etapa, o Al-Hilal pressionou no ataque e queria aproveitar o fato de ter 11 em campo. Após várias chegadas e chances desperdiçadas, a bola resolveu entrar. Aos 15′, Yasser Al-Shahrani cruzou da esquerda e Gomis se antecipou para tocar a bola para o gol. A pressão continuava e a equipe da Arábia Saudita ainda marcou mais um tento. Desta vez, o camisa 10 de 38 anos, Mohammad Al-Shalhoub, que veio do banco, recebeu na marca do pênalti e só deslocou o goleiro para decretar a goleada em Doha. Apenas administrando até o fim do jogo, os visitantes não levaram nenhum susto e complicaram a vida de Xavi e seus comandados.
FT 🏁!
🇶🇦 Al Sadd 1-4 Al Hilal 🇸🇦A rollercoster game ends with and IMPORTANT away win for Al Hilal 🔵🔵🔵🔵#SDDvHIL #ACL2019 pic.twitter.com/lXy21GlPeZ
— #ACL2022 (@TheAFCCL) October 1, 2019
E agora?
Com a grande vitória no Qatar, o Al-Hilal tem a vantagem do empate e pode até perder por dois gols de diferença em casa. Sendo assim, o Al-Sadd precisa vencer por três tentos para avançar a tão sonha final. A partida da volta acontece no dia 22/10, no Estádio King Saud University, em Riade, Arábia Saudita.
Melhores momentos
Foto destaque: Divulgação/Al-Hilal FC