Nas partidas válidas pela 16ª rodada da Eredivisie deste domingo (16), aconteceu a maior goleada do Ajax na competição desde 2001. O time de Amsterdã fez 8 gols no lanterna De Graafschaap, com direito a hat-tricks de Blind (que atuou como zagueiro) e Ziyech. Pelos outros jogos do dia, destaque para o Fortuna que venceu o terceiro colocado Feyenoord por 2 x 0. Os outros dois visitantes, Utrecht e Emmen também conseguiram a vitória, derrotando Heerenveen e Groningen, respectivamente.

EREDIVISIE – 16ª RODADA

Heerenveen 2 x 3 Utrecht

Em partida movimentada e com ambas equipes procurando o gol a todo o momento, foram os visitantes quem abriram o placar. Aos 14′, o sueco Bergstrom fez seu primeiro gol na competição. Depois da cobrança de escanteio do marroquino Tannane, o zagueiro cabeceou e fez 0 x 1 para o Utrecht.

Aos 26′, Gyrano Kerk ampliou, driblando o zagueiro e finalizando por baixo do goleiro. O atacante é o primeiro jogador do Utrecht a marcar em quatro partidas consecutivas na Eredivisie desde Ruud Boymans, em 2014. No último lance do primeiro tempo, o sueco Gustafsson rolou para Tannane pegar de primeira e abrir três de vantagem para os visitantes.

O que parecia ser uma vitória fácil, começou a se complicar as 69′, quando Zeneli cruzou e Vlap acertou um lindo “sem-pulo” para diminuir o marcador. Em escanteio cobrado por Zeneli, os donos da casa fizeram o segundo gol, com Amersfoot, faltando 15 minutos para o fim do jogo. Foi a segunda assistência do atacante no jogo e a nona na competição, maior número na Eredivisie.

Apesar do susto, os visitantes saíram com a vitória. O Utrecht chegou a marca de três gols em quatro jogos consecutivos pela primeira vez desde dezembro de 2001 e ocupa a quarta posição com 28 pontos, enquanto o Heerenven fica na oitava colocação, com 20 pontos.

Ajax 8 x 0 De Graafschap

A superioridade técnica foi colocada em campo, foram 35 chutes, 681 passes trocados e 73% de posse de bola para os mandantes. A histórica goleada começou após lindo passe do marroquino Ziyech para o sérvio Tadic abrir o placar aos 18′. O meia Van de Beek não quis ficar para trás de Ziyech, dando um passe de calcanhar para o também marroquino Mazraoui ampliar com a perna esquerda aos 25′.

Sete minutos depois, o lateral cruzou para Ziyech finalizar sozinho e abrir 3 x 0 no placar. Foi um massacre no primeiro tempo, tendo o zagueiro De Ligt com mais chutes (6) e toques na área adversário (7) do que qualquer outro jogador, mostrando como o Ajax ocupava o campo do rival.

Com 15 minutos jogados no segundo tempo, o treinador do Ajax, Erik Ten Hag sacou Mazraoui e Tadic para a entrada de Kristensen e David Neres. Com apenas três minutos em campo, o brasileiro deu passe para Ziyech finalizar de fora da área e fazer o quarto gol de seu time. Aos 65′, Daley Blind começou seu show com um chute espetacular de fora da área, fazendo 5 x 0 para os donos da casa.

Em mais um chute de fora da área, Ziyech fez o seu terceiro gol na partida. O marroquino já marcou mais gols nesta temporada (10) do que em toda temporada passada (9). Ainda teve tempo para mais dois gol de Blind. Seu segundo gol na partida veio em cobrança de escanteio de Shöne, com o zagueiro finalizando livre na área. Já o terceiro foi na raça, depois de rebote do seu próprio chute, o holandês chutou de perna direita e fechou o placar.

https://twitter.com/futebolnaveiabr/status/1074334255688400896

Groningen 1 x 2 Emmen

Depois de um primeiro tempo sem emoções e na briga para não cair, os donos da casa precisavam da vitória e foram para cima com tudo nos minutos finais. Parecia que ela viria quando Mendes Moreira deu o passe para o marroquino Mahi fazer 1 x 0, aos 87′, o jogador havia entrado a menos de dez minutos e dava a impressão de que seria o herói da partida.

No entanto, o dinamarquês Pedersen não deixou que a alegria continuasse. O jogador de 31 anos fez dois gols em menos de cinco minutos e deu a vitória para os visitantes. Com o resultado, o Groningen permanece na zona de rebaixamento com 14 pontos, enquanto o Emmen subiu um pouco na tabela e agora ocupa a 12ª colocação, com 17 pontos.

https://twitter.com/FC_Emmen/status/1074364433860886529

Feyenoord 0 x 2 Fortuna

Com oito jogadores formados na base em sua escalação inicial, os donos da casa não esperavam outra coisa que não a vitória. Mas a maior zebra da rodada aconteceu e o recém-promovido à primeira divisão saiu vencendo fora de casa no começo do segundo tempo. Após contra-ataque puxado por Hutten, o americano Novakovich limpou a marcação e rolou para o próprio Hutten abrir o marcador em Rotterdam.

Depois de muita pressão dos mandantes, obrigando o goleiro Koselev a fazer sete defesas, sendo cinco delas dentro da área, os visitantes, faltando poucos minutos para terminar a partida, ampliaram com El Messaoudi. O atacante deu um chapéu, cortou a marcação e finalizou de fora da área.

O Feyenoord tentou ao menos 31 cruzamentos pela primeira vez desde setembro de 2017, terminando com 39 tentativas no final com apenas 6 deles certos.  O Fortuna é a primeira equipe a não tomar gols jogando contra o Feyenoord fora de casa desde o PEC Zwolle em outubro de 2017. Com o resultado, o time de Rotterdam vê os rivais PSV e Ajax cada vez mais distantes, enquanto o Fortuna se estabiliza de vez mais na primeira divisão da Holanda.

Samuel Resende
Tenho 19 anos, natural de Belo Horizonte e sou estudante de jornalismo pela UFMG. A paixão pelo futebol me fez querer seguir nessa área, desde pequeno é meu assunto favorito e sempre tentei observar o aspecto tático e ir além do que o torcedor comum enxerga. Seja nacional ou internacional, tudo o que envolve esse esporte me interessa, não está só na minha veia, mas também na alma.

Artigos Relacionados