Parabéns, Netuno! Água Santa completa 39 anos

- Equipe de Diadema ascendeu de equipe amadora à elite do futebol paulista em poucos anos desde sua fundação
Água Santa completa 39 anos

Nesta terça-feira (27), a coluna Parabéns ao Craque faz uma homenagem ao Esporte Clube Água Santa, que completa 39 anos. O time  da cidade de Diadema, mostra que com uma grande gestão dentro da instituição, pode transformar uma equipe que a pouco tempo jogava no amador e chegar até a elite de um dos estaduais mais difíceis do país.

A história do Água Santa

Em primeiro lugar, a ideia de fundar uma equipe na cidade de Diadema, surgiu-se por imigrantes nortistas, nordestinos e mineiros. Além disso, a instituição que tinha como objetivo levar lazer a cidade periférica de São Paulo. Entretanto, acabou ascendendo rapidamente, fazendo com que seus fundadores almejassem objetivos maiores.

Acima de tudo, com pouco tempo, o time diademense já estava no futebol amador e sendo reconhecido no estado. Consequentemente, a torcida do Gigante do ABC foi aumentando cada vez mais. Tanto que, seu estádio teve que ampliar a capacidade máxima para receber suas partidas. Hoje, estimam-se que existam mais de 50.000 mil torcedores do Netuno. 

Certamente, o  Água Santa já teve vestindo sua camisa verdadeiros ícones do futebol brasileiro. Como Claudecir, Zinho Capixaba, Capitão, Dinei. E mais importante ainda, já formou, mesmo não tendo a classificação de clube formador, vários atletas. Dentre eles, Lelê que atuou no Fortaleza, Romarinho no F.C. Porto, Fernando no InternacionalNeilton no Santos e Fábio Ferreira no Botafogo.

Época da profissionalização

Como resultado, a primeira aparição da equipe em um torneio profissional, foi em 2013, no Campeonato Paulista da segunda divisão. Da mesma forma, o acesso à elite era iminente, e chegou, em 2015, sendo vice-campeão da competição inferior. Já na elite do Paulista, o Netuno fez ótimas aparições, dentre elas, uma goleada em cima do Palmeiras por 4 a 1, na segunda rodada em 2016. Infelizmente, com alguns empates e derrotas a equipe foi rebaixada para a A2 no mesmo ano, porém, os jogadores perceberam que a com um bom trabalho, poderiam retornar em grande forma.

Torcida e campeonatos

Neste ano, a equipe novamente disputou o Paulistão. Fazendo grandes partidas, dentre elas, uma vitória de virada sobre o Corinthians, por 2 a 1, na Arena Inamar. Além disso, o clube está fazendo história. Tendo desde 2019, uma das melhores médias de publico dentre os clubes paulistas nas series A1, A2 e A3.

O mais importante, o Netuno possui duas Torcidas Organizadas, que seguem e apoiam seu clube de coração. A primeira e maior torcida do clube, a Torcida Aquáticos, que conta com cerca de mais de 1.000 associados. Por outro lado, existe a Tubarão Azul. Ambas as torcidas arrastam multidões, sendo em casa ou em território adversário. Um grande feito, foi a vitória sobre a Portuguesa Santista, fora de casa e tendo mais torcedores no estádio que o dos mandantes.

Por outro lado, em questões de negociações, o Água Santa vem trazendo grandes nomes para sua comissão, um dos nomes é o de Marcos Assunção, ex-Palmeiras. Como resultado, no mês passado também, emprestou uma de suas joias para o Atlético de Madrid, mostrando que na próxima temporada a equipe vem forte nos campeonatos.

Consequentemente, a gestão do Netuno neste ano, busca vencer a Copa Paulista. Seu primeiro confronto em novembro, contra o Nacional. Em suma, o Gigante de Diadema, mostra que, com um trabalho serio e muita dedicação, todas as equipes podem sonhar em disputar torneios contra os maiores de seu estado e posteriormente nacional.

Foto destaque: Reprodução / Twitter Oficial do Água Santa / @ecaguasanta

BetWarrior


Poliesportiva


Bruno Gabriel
Bruno Gabriel
Olá, meu nome é Bruno Gabriel, tenho 20 anos e estudo Jornalismo na Anhembi Morumbi, em São Paulo. Pretendo seguir na área de esportes, é um sonho desde criança. Espero alcançar os maiores eventos esportivos com muita criatividade e bom humor. Instagram: @bruhh_g20.

Artigos Relacionados

Topo