Local que revelou Cristiano Ronaldo, a Academia Sporting é berço de grandes craques portugueses (Foto: Reprodução / Paulo Calado)

Olá, amigos e amigas de Brasil! No próximo sábado (7), a coluna O Gajo Conta completa um ano de existência. Logo, não há satisfação maior para este gajo do que já ter falado um pouco sobre minha terrinha, Portugal. Assim, em comemoração a esta semana emblemática, estarei a contar para vocês sobre um local que me é muito querido, que me formou e ainda forma vários ídolos da bola. Dessa forma, a Academia Sporting é o oásis dos sonhos de centenas de leoninos, como Nani, Simão Sabrosa, Rui Patrício… e, inclusive, o Papai aqui.

Leia mais:

Logo, inaugurada em 2002, no processo de modernização com novos estatutos e a criação de uma SAD, a Academia Sporting foi o primeiro complexo desportivo com grande envergadura e qualidade realizado em Portugal. Assim, como pioneiros de outrora, a estrutura novamente reafirmou o poderio do Sporting frente a seus rivais que, costumeiramente, captam talentos no futebol sul-americano. Além disso, é um dos mais modernos e equipados de toda a Europa.

Localizada no concelho de Alcochete, a Academia Sporting é o centro de atividades do futebol leonino. Portanto, é lá que a equipa profissional do Sporting treina e dispõe de todas as condições para sua preparação para os jogos, estágios e formação de novos jogadores. Inclusive, nos últimos meses, com o clube apertado financeiramente, o técnico Rúben Amorim está a se utilizar de muitos miúdos formados como Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus NunesTiago Tomás e, especialmente, Joelson Fernandes.

Assim, construída em meio a uma mata de sobreiros, nos arredores de Lisboa e na margem sul do rio Tejo, a Academia Sporting está a 30 minutos do aeroporto da capital portuguesa. Além disso, seu lago artificial favorece a beleza paisagística, a qualidade ambiental e o ar puro já que se encontra afastada dos grandes centros. Ainda, sua localização é bastante acessível, a partir do Estádio José Alvalade e da Sede do Sporting.

UM COMPLEXO PARA GRANDES JOGADORES

Dessa forma, a Academia Sporting tem o reconhecimento de grandes personalidades, entre eles Felipão, Alex Ferguson e Roy Keane, como uma das melhores academias de futebol já vistas. Isso porque, seu complexo desportivo agrega três campos de futebol com relvado natural, três campos de relva sintética e um recinto coberto equipado com relva sintética, tás a ver?!. Além disso, o campo principal dispõe de bancadas com capacidade para mil espectadores e balneários para os visitantes.

Logo, a Academia Sporting ainda possui dois amplos ginásios com a mais moderna aparelhagem para manutenção e desenvolvimento da forma física. Além disso, tanques de hidromassagem, banho turco, centro médico e balneários para técnicos e jogadores em vários escalões. Por fim, um tanque de hidroterapia e um campo polidesportivo ao ar livre. Realmente, um requinte para a formação de nossos miúdos.

E não para por ai, pois ainda dispõe de uma infraestrutura hoteleira com um edifício central com 91 quartos, dois refeitórios, cômodas salas de estar, cozinha e rouparia. Além disso, um auditório moderno, cômodo e funcional com 70 lugares e capacidades multimédias. Ainda, com sala de conferência e de imprensa equipadas com tudo que há de mais moderno. Logo, como centro de formação por excelência, a Academia Sporting tem todas as características para a formação profissional, como congressos, seminários e apresentações.

ESCOLAS ACADEMIA SPORTING

No entanto, isto não teria eco se não fosse o objetivo principal em não só formar atletas, mas, sim, detectar talentos para contribuir para a formação de jovens portugueses. Assim, dentro da cultura de um clube centenário, como o Sporting, a Academia Sporting criou uma rede de escolas de futebol. Logo, fornecem a sua experiência e saber acumulados atrelados a uma marca de qualidade como a dos Leões. Dessa forma, o projeto conta com mais de 20 escolas espalhadas por Portugal. Algumas dessas crianças integraram a equipa profissional e, ao final do ano, se reúne em uma grande festa Sportinguista no relvado do José Alvalade.

BERÇO DE ÍDOLOS DA BOLA LUSITANOS

Mas, o que seria de um centro de formação sem seus grandes jogadores formados por lá? E nisso, a Academia Sporting é rica em craques que deixaram Alcochete rumo ao estrelado na bola, inclusive, este que vos fala, o que me dar maior orgulho. Assim, nos últimos anos, o Sporting foi responsável pelo lançamento de vários dos mais destacados jogadores portugueses.

RICARDO QUARESMA

Atualmente, no Vitória de Guimarães, adversário do meu Sporting na Primeira Liga, Ricardo Quaresma é um dos revelados pela Academia Sporting. Apesar disso, viveu seu auge no rival Porto, nos anos 2000, onde conquistou títulos nacionais em sequência. Com mais de 700 jogos na carreira e mais de 100 gols e 140 assistências anotadas, é um dos grandes que retornou para o solo lusitano.

LUIS NANI

Outro que foi cunhado em terras Sportinguistas, mas que ganhou projeção vestindo outra camisola foi Luis Nani. Assim, foram mais de 230 partidas durante os oito anos que esteve no Manchester United, conquistando quatro Premieres League e apenas uma Champions League. Enquanto o Papai Cris tem cinco dessas… No entanto, teve suas glórias em Alvalade, quando foi campeão, por três vezes, da Taça de Portugal de leão ao peito.

SIMÃO SABROSA

Inicialmente, gajos miúdos de Brasil, vocês podem não se lembrar de uma das lendas da geração 2000 da Seleção Portuguesa: Simão Sabrosa. Assim, ele foi um meia-atacante bastante habilidoso, veloz e de boa técnica. No entanto, é outra história de filho que fez história no rival, Benfica. Em seis anos de águia ao peito, esteve a marcar quase 100 gols pelos Encarnados. Todavia, esteve ao meu lado na épica campanha na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.

RUI PATRÍCIO

Hoje em dia, titular absoluto da formação de Nuno Espírito Santo no Wolves, Rui Patrício é também o dono da camisa 1 da Seleção Portuguesa. Após passar 12 anos dentro do Sporting, o goleiro realizou 467 partidas e conquistou Taça da Liga e três Taças de Portugal. Além disso, esteve conosco na caminhada do histórico título da Eurocopa, em 2016. Logo, um dos grandes gênios da bola da nova era de ouro da Seleção das Quinas.

LUÍS FIGO

No entanto, uma lista de craques não poderia ficar sem um dos maiores de todos os tempos e com quem pude atuar na seleção. Assim, um dos maiores orgulhos foi ter sido formado no mesmo local de onde saiu para o estrelato Luís Figo. Apesar disso, quando o príncipe foi revelado, a Academia Sporting, como a conhecemos hoje, ainda não existia, mas o trabalho de excelência nas categorias juvenis já era pleno. Com passagens gloriosas por Barcelona e Real Madrid, o jogador foi referência na Seleção Portuguesa e Bola de Ouro quando estava à serviço dos Merengues.

FINALMENTE… CRIS!

Curiosamente, minha carreira percorreu caminhos semelhantes aos de Figo, já trazidos a cá, pois também conquistei bolas de ouro quando estive no Real Madrid. Assim, nascido do berço de onde saiu outros notáveis jogadores, a Academia Sporting é, para mim, um local de admiração e gratidão por todos os ensinamentos. Diante de toda essa grandeza, em setembro, os Sportinguistas anunciaram que eu passarei a dar nome ao centro de futebol. Logo, não há palavras para expressar a enorme felicidade, especialmente, nas vezes em que visito Alvalade. Um complexo que salta às barreiras desportivas, forma cidadãos lusitanos e de onde nossos adeptos possuem máximo orgulho.

Foto Destaque: Reprodução / Paulo Calado

Avatar
Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados