Campeonato Holandês

Em um cenário cheio de incerteza e dúvidas, a paralisação do futebol por tempo indeterminado, por conta da pandemia do coronavírus, decisões estão sendo tomadas. Assim, com o futebol da Holanda suspenso até setembro, o Campeonato Holandês acabou sendo cancelado. Os candidatos da Champions League já foram definidos.

VEJA MAIS:

Após a decisão do primeiro ministro do país, Mark Rutte, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) declarou o Campeonato Holandês como concluído. Dessa maneira, não haverá um time declarado campeão. Além disso, também não haverá rebaixamento, nem acesso para os times da segunda divisão.

Em reunião na última quinta-feira (22), a UEFA admitiu esse cenário como um dos possíveis. A confederação europeia decidiu que aceitar que as ligas nacional acabassem prematuramente diante de decisões governamentais que proibissem o esporte em um período em que impedisse a conclusão da atual temporada em tempo hábil. A UEFA gostaria de que os torneios fossem encerrados até julho ou, no máximo, na reta final de agosto.

SEM CAMPEÕES

A Federação Holandesa decidiu que não haverá campeão na atual temporada. Isso aconteceu porque o Ajax e o AZ Alkmaar possuem o mesmo número de pontos (56). Assim, os dois disputavam a liderança. A vaga direta para a fase de grupos da Champions League fica, então, com o Ajax. Enquanto isso, o Alkmaar disputará os playoffs da competição.

A polêmica ficou por conta dor rebaixamento. Entre todos os clubes envolvidos – 18 da primeira divisão e 20 da segunda -, 16 se posicionaram a favor do rebaixamento, enquanto nove times foram contra. O restante se absteve. A KNVB, porém, teria passado por cima da eleição e decidiu o assunto por conta própria.

Foto destaque: Reprodução/FCBN

Lauren Berger
Lauren Berger
Lauren Berger, gaúcha e apaixonada por futebol. Cresci vendo grandes nomes do Brasil em campo e um sentimento especial cresceu em mim. Vi Ronaldinho Gaúcho, Fernandão, Cristiano Ronaldo, Iniesta e foi amor à primeira partida. Estudo na Universidade Luterana do Brasil-RS.

Artigos Relacionados