Liverpool vai recer taça da Premier League (Foto: Getty Images)

analisará a revolução que o comandante causou no time.

O treinador precisava resgatar o espírito campeão do Liverpool, e, por meio de muito esforço e dedicação, conseguiu fazer com que a equipe de Anfield Road retornasse o caminho dos títulos. O futebol rápido e coletivo é marca registrada nas equipes de Klopp, e nos Reds não foi diferente.

Dessa forma, Klopp focou em alguns pontos que precisava desenvolver no elenco, para, assim, implantar o modelo de jogo que considerava ideal para a equipe inglesa. Por isso, primeiramente avaliou o elenco dos Reds e fez uma análise dos jogadores que o clube precisava trazer para encaixar em seu estilo como treinador. Sendo assim, mesmo que tenha contado com uma boa quantia financeira para reforçar o elenco, Klopp e sua equipe conseguiram fazer uma leitura apurada de mercado para melhorarem o time.

REFORÇOS

Os grandes exemplos de jogadores trazidos por Klopp foram Mohamed Salah, da Roma, Sadio Mané, do Southampton e Roberto Firmino, que despertou atenção do técnico, jogando pelo Hoffenheim, da Alemanha. Além do melhor trio de ataque do mundo, contratações que fizeram a diferença foram as de Fabinho, Alisson e de Virgil van Dijk, jogadores importantíssimos para a conquista da Champions League contra o Tottenham, em 2019.

Além disso, Klopp conseguiu potencializar alguns jogadores que já estavam no clube, como Trent Alexander-Arnold, considerado o melhor lateral-direito do mundo, e Jordan Henderson, o capitão do time, que era alvo de críticas por parte dos torcedores.

Foto: Reprodução/Twitter Liverpool

Time base: Alisson, Alexander-Arnold, Gómez (Lovren), Van Dijk e Robertson; Fabinho, Wijanldum (Keita) e Henderson; Salah, Mané e Firmino

INTENSIDADE

O Liverpool, de Jurgen Klopp, tem como característica principal ser um time que pressiona muito o portador da bola. O esquema é baseado em uma marcação alta, com pressão em todos os espaços. Além disso, o treinador gosta que a equipe seja bem coletiva. As individualidades dos jogadores são trabalhados em prol do coletivo, pois o técnico alemão entende que uma equipe fortalecida coletivamente consegue alcançar vitórias e títulos.

Foto: Reprodução/Yahoo Esportes

TÁTICAS

Os Reds jogam no 4-3-3. Algumas traços da equipes devem ser observadas. O trio formado por Firmino, Salah e Mané joga bem centralizado, buscando aproximações com muita velocidade. O meio de campo formado por Henderson, Fabinho, Wijinladum/Keita também executa um papel importante. Os jogadores defendem e atacam muito bem, fazendo com que o time não precise ter um armador para criar somente as jogadas.

Os laterais Alexander Arnold e Robertson também são imprescindíveis no esquema de Klopp. A dupla ataca com muita amplitude e sempre colabora com gols e assistências. Na zaga, Virgil Van Dijk é o xerife da defesa. Ele desarma como poucos. Juntamente dele, Gómez/Matip/Lovren complementam a zaga e são relevantes também. E, por fim, o goleiro Alisson ajuda o clube com suas grandes defesas, sendo assim um pilar do Liverpool, de Klopp.

TREINAMENTOS

Klopp entende que os treinamentos são muitos relevantes para a equipe como todo, pois as jogadas e táticas desenvolvidas serão praticadas dentro de campo. Com isso, o alemão costuma treinar os jogadores em fundamentos específicos, como finalização e posse de bola, além de determinar os espaços do campo para conseguir usufruir melhor de suas características. Esse tipo de abordagem tem muita influência de seu ex-assistente técnico, Zeljko Buvac, que acompanhou Klopp desde 2001, quando ainda estava no Mainz.

PERSONALIDADE

Jurgen Klopp é considerado um “paizão” pelos jogadores os quais já comandou. Assim, além do conhecimento tático, a principal característica do treinador Klopp é sua personalidade. Emotivo, participativo e vibrante, o alemão sabe motivar os jogadores e não se limita apenas a ficar na área estipulada para o treinador. A sua filosofia, assim como suas orientações, são bem recebidas pelos jogadores por conta do estilo genuíno do treinador.

Foto destaque: Reprodução/Getty Images/Liverpool

André Lobato
Sou André Lobato, jornalista de Contagem-MG. Sempre gostei de esportes, em especial o futebol. Foi assim que me tornei jornalista. Amo contar histórias. Atualmente, sou repórter de Futebol Internacional no Portal Esporte News Mundo e setorista do Atlético, no Portal Fala Galo. Também sou criador do @futebolcuriosidade_ no Instagram.

Artigos Relacionados