Foi na Copa do Mundo da Suécia em 1958 que a seleção do País de Gales chegou tão perto do título de campeã mundial de futebol. Desta maneira, a Coluna Reino Unido pelo Futebol desta semana, apresenta a campanha histórica e única da equipe que chegou às quartas de final do torneio, mas que encontrou no caminho a mais tarde vencedora Seleção Brasileira, que na época tinha um jovem estreante: Pelé.
LEIA MAIS:
Tottenham: o título da Copa da Liga Inglesa 2007/2008
A Era Cristiano Ronaldo no Manchester United
John Terry: O lendário xerife do Chelsea
Contents
Era para ser: a sorte da classificação
Com 55 equipes, apenas 16 seleções seguiriam para Copa de 58 (incluindo duas seleções já automaticamente classificadas). Assim, na fase de grupos das Eliminatórias realizadas pela UEFA na Europa, o País de Gales se encontrava no Grupo 4 com a Checoslováquia e Alemanha Oriental. Contudo, com as seleções jogando entre si, a vencedora e líder do grupo foi dos checos e que garantiram assim, o seu lugar no Mundial.
Em segundo ficou o País de Gales. Entretanto, Israel aguardava o adversário proveniente da África e a seleção do continente seria o Sudão. Mas, a equipe se recusou a jogar com os israelenses, pois sabia que o time estaria já classificado sem precisar disputar nenhuma partida. Desta maneira, a FIFA não permitiu e fez com que Israel jogasse com o segundo colocado da Europa, a seleção galesa. Assim, uma nova chance e a grande oportunidade de seguir para a Copa do Mundo na Suécia surgiu com as demais 11 seleções europeias, após vencer os israelenses na repescagem especial por 2 x 0.
60 years ago today, this shirt was worn by Alan Harrington when Wales beat Israel 2-0 to qualify for the 1958 World Cup. Now it's on my wall. pic.twitter.com/l56gNkGyud
— Ffwtbol (@ffwtbol) February 5, 2018
Chegada ao Mundial – 1ª fase
Na ocasião, os quatro países do Reino Unido foram classificados pela primeira e última vez na história das Copas. Assim, divididos em quatro grupo com seleções totalizando 16, o País de Gales fazia parte do Grupo C junto à Suécia, Hungria e México. Contudo, a anfitriã Suécia já estava garantida nas fases finais. A Hungria era uma seleção forte e também atual vice-campeã do último torneio, porém, havia perdido seus melhores jogadores depois da Revolução que ocorreu 1956 na luta contra os soviéticos. Além do desgastes sofridos dos jogadores nos últimos anos nas competições.
Com a Suécia na liderança do Grupo C, Hungria em 2º e o País de Gales em 3º (ambos com três pontos), teve uma nova repescagem (playoffs) para dar a passagem a seleção que iria seguir para as quartas de final. Deste modo, as duas equipes empatadas se enfrentaram em 17 de junho de 1958 e o País de Gales venceu por 2 x 1 com gols de Ivor Allchurch e Terry Medwin. Ainda na partida, a Hungria teve a expulsão do zagueiro Ferenc Sipos.
ON THIS DAY: 1958
Wales come from behind to secure a place in the World Cup quarter-finals. pic.twitter.com/tSONQfBpBa
— Welsh Football Fans (@welshfootball_) June 17, 2019
A queda do País de Gales diante do futuro Rei
Em 19 de junho de 1958 era o grande dia no Estádio Ullevi em Gotemburgo, na Suécia pelas quartas de final da Copa do Mundo. Assim, o País de Gales com sua forte defesa iria enfrentar uma das melhores equipes do mundo: a seleção brasileira de Didi, Garrincha, Zagallo, Nilton Santos e do jovem Pelé de apenas 17 anos.
Eis que o momento chegou. O País de Gales viu o fim de um sonho, do título inédito e a melhor campanha em Copas do Mundo ir embora. Desta maneira, aos 21 minutos, o estreante jogador brasileiro Pelé marcou seu primeiro gol em um Mundial. A partida terminou em 1 x 0 com o show do futuro rei do futebol. Assim, o País de Gales deu adeus ao torneio nas quartas de final. Contudo, a seleção brasileira continuou na disputa, venceu a França por 5 x 2 na semifinal e na grande final derrotou a anfitriã Suécia também por 5 x 2, levando assim a primeira taça em Copas do Mundo.
58 years ago today, A 17-year old @Pele scores his first World Cup goal against Wales in the 1958 WC quarter-finals. pic.twitter.com/vWyBtNDUeA
— The Antique Football (@AntiqueFootball) June 19, 2016
Foto Destaque: Reprodução/TheGuardian/Arquivo Pessoal