A história por atrás do multicampeão Yokohama F Marinos

- A fusão de dois times rivais, que formaram um dos maiores e mais vitoriosos da J-League

Você já imaginou se o seu time, se unir ao maior rival pois estava acabando? Para formar um nova equipe. Bem foi isso que aconteceu no ano de 1998 no Japão, dois clubes rivais, tiveram que se unir. Sendo mais preciso isto aconteceu em Yokohama, quando o Yokohama Flügels para não acabar, se união ao maior rival o Yokohama Marinos. Desta fusão surgiu o Yokohama F. Marinos, um dos mais vitoriosos da J-League.

 YOKOHAMA FLÜGELS

Orginalmente fundado em 1964, com o nome de Yokohama Sport Club, o clube era vinculado a companhia All Nippon Airways e construtora Sato Kogyo. Porém após diversos escândalos com as empresas, o clube que já havia mudado de nome por diversas vezes, teve que recomeçar nas divisões inferiores.

Ocorre que em 1992, com a criação da J-League o clube adotou um novo nome, assim surgiu o Yokohama Flügels, a palavra de origem alemã, que tem como significado asas. Em referência ao antigo patrocinador da equipe. O clube era conhecido primeiramente como AS Flügels, sendo as inicias referentes as empresas, porém foi formalizado como Associação “Sportiva”.

https://www.instagram.com/p/B2nS5ymD8KT/

Foi então que começaram alguns títulos da equipe. Nestes anos, podemos dizer que o time até voou, como seu mascote o pato. Logo na segunda temporada, o Flügels conquistou sua primeira Copa do Imperador. Ainda na sequencia o clube conquistou a Recopa da Ásia, ainda ganhou a Supecopa da Ásia e antes de fechar as portas levantou mais uma Copa do Imperador em 1998.

Apesar de não ter ganho a J-League, no clube jogaram grandes nomes do futebol brasileiro. Dentre os brasileiros que jogaram no clube, temos o tetracampeão mundial Zinho, além dele jogaram lá Edu Marangon, Cesar Sampaio e Evair. Outro jogador de nome que jogou no clube foi o português Paulo Futre, por sinal foi o clube onde encerrou sua carreira.

FUSÃO

Em 1974, foi fundado o Nissan F.C., como o nome já diz era um clube de futebol da montadora de carros Nissan, que tinha sede em Yokohama. Na época o time disputava a JSL (Liga Japonesa de Futebol), antiga J-League. Já na era J-League, os rivais de Yokohama faziam sempre boas campanhas.

https://twitter.com/J_League/status/1220227159509258241

Porém, já a beira da falência, por não poder mais contar o apoio financeiro de um dos seus patrocinadores, o Yokohama Flügels estava perto de fechar as portas. Na época o então patrocinador, afim de não deixar o clube acabar se reuniu com a Nissan que patrocinava o rival Yokohama Marinos. A fusão dos clubes gerou obviamente muita revolta por parte dos torcedores Flügels, contudo as coisas foram se amenizando com o passar do tempo.

YOKOHAMA F MARINOS

Como já dito antes o Yokohama Marinos era um dos grandes nomes do futebol japonês, antes mesmo da fusão o clube já tinha um título e sempre aparecia nas primeiras posições. Então quando na temporada de 1998, os Marinos terminaram na 4ª posição, os rivais Flügels terminaram na 8ª colocação.

https://twitter.com/prompt_fmarinos/status/1230129954349670404

Então para próxima temporada nascia o Yokohama F Marinos, a letra “F” no meio do nome do antigo clube, remeta ao antigo time o Flügels. Após a fusão o clube continuava sempre nas posições expressivas, logo na segunda temporada o clube ficou o vice-campeonato. Mas não demorou muito para vir o primeiro título, em 2003 e na sequencia o bicampeonato.

Na época como Marinos o clube não contou com muitos brasileiros, como os rivais Flügles. Porém em 2019, após muitos anos o clube voltava a ganhar o título japonês e ainda contou com a ajuda dos brasileiros. O maior destaque foi o atacante Marcos Junior que foi artilheiro da competição, junto com o companheiro Teruhito Nakagawa. Os outros brasileiros são o zagueiro Thiago Martins e os atacantes Erik e Edigar Junio.  A equipe se prepara para a temporada 2020, para buscar novamente um bicampeonato.

BetWarrior


Poliesportiva


Eddie Toschi
Eddie Toschi
Edwaldo Toschi, bacharel em Direito e especialista em Jornalista esportivo através de cursos ministrados por jornalistas renomados como Alexandre Praetzel, Celso Unzelte, Mário Marra dentro outros. Sou um apaixonado por futebol. Apresentador do canal Sai Que é Sua no YouTube.

    Artigos Relacionados

    Topo