Olá, fãs brasileiros! O Papai Cris está de volta para contar outra história interessante sobre o meu país, Portugal. Depois de saber sobre a história do Belenenses, nesse belo dia, assim como eu, decidi falar sobre outra equipe portuguesa. Dessa forma, O Gajo Conta dessa semana é sobre um clube pouco badalado em Portugal e que hoje foca na formação de jovens no futebol: O Grupo Desportivo Estoril Praia. Um time que foi fundado pouco antes da Segunda Guerra Mundial, passou por dificuldades na última década e que após ser comprado por um empresa brasileira, busca dar a volta por cima apostando na contratação de jovens jogadores.

FUNDAÇÃO DO CLUBE

O clube foi fundado no dia 17 de maio de 1939, faltando 46 anos para o papai Cris nascer. Com isso, o clube foi chamado de Grupo Desportivo Estoril Praia, que nasceu da Sociedade Estoril-Praia. Tendo assim, como principal dinamizador Fausto Cardoso de Figueiredo, capitalista e grande animador do turismo nacional. O símbolo da equipe é baseado na maiores riquezas da região, sendo o amarelo do sol e o azul do mar. Essas cores fizeram que a instituição fosse chamada de Canarinho, homenagem a seleção brasileira.

O ano da sua fundação não foi o dos melhores, pois meses depois, se dava inicio a II Guerra Mundial. Porém, não faltavam esperanças de que o clube irira dar certo. Rapidamente o clube superou a fasquia dos 2.500 sócios. Assim, os primeiros fundadores e dirigentes dos Estorilistas, foram o Dr. Joaquim Cardim, José Peña Solleiro, José Ereira, João Rebelo, Armando Vilar, Ernesto Tomás e Joaquim Nunes.

LEIA MAIS:

Salazarismo e sua relação com o estádio 28 de maio

Escândalo de corrupção no futebol português

Disputa extracampo portuguesa: o ‘Caso Mateus’

https://twitter.com/estorilpraiasad/status/1129350434966179840?s=19

TEMPORADAS DO CLUBE E A PRIMEIRA VEZ NA 1º DIVISÃO

 Agora falando de um assunto que o robozão entende melhor, o clube já foi campeão da 2ª liga duas vezes e campeão da 2ª divisão em cinco ocasiões. O Estoril participou  pela primeira vez na 1º divisão na temporada de 1944/1945. Assim, em sua primeira participação, os Canarinhos aplicaram um goleada histórica pelo placar de 8 x 1 em cima do Porto. Com o ótimo começo de campeonato, tudo indicava que o time permaneceria na primeira divisão, porém o Estoril passou a jogar mal no fim e caiu para a segunda divisão novamente. Logo depois, o clube voltou a elite e chegou a aplicar a maior goleada da competição na época de 1949/1950, onde venceu por 10 x 0 o Lusitano. Além disso, nos anos anteriores, o time conseguiu permanecer entre os 5 melhores da liga.

Quando a equipe parecia se manter entre os grandes de Portugal, a equipe veio a cair novamente na temporada de 1952/1953. Assim, o Estoril acabou ficando 23 anos sem voltar a primeira divisão, voltando em 1975/1976 e permanecendo na mesma cinco temporadas seguidas. Nessa época, a equipe tinha bons jogadores, como Fernando Santos, que hoje é atual técnico da seleção portuguesa e José Torres, jogador multicampeão pelo Benfica. Após anos de oscilação, onde era rebaixado e voltada para a primeira divisão, o Estoril voltou a liga em 1991, e seu time tinha um diferencial, pois a equipe se misturava entre jogadores experientes e jovens atletas. Dessa forma, Carlos Manuel, Sanchez, Mário Jorge e Paulinho foram alguns que se destacaram na equipe nesse período.

O PIOR MOMENTO DO GRUPO

Na temporada de 1993/1994, a equipe foi rebaixada para Segunda Divisão e no ano seguinte para a Terceira divisão, dando inicio a fase mais conturbada na história do clube. A equipe voltou a Primeira Liga somente no campeonato de 2003/2004, porém em 2004/2005 já estava novamente rebaixada. Nesse período, devido a uma má gestão da direção anterior, o Estoril sofria com um crise financeira enorme, na qual quase levou o fechamento do grupo e o fim da equipe profissional.

INVESTIDORES BRASILEIROS COMPRAM O ESTORIL

Na época em que o time estava com uma crise financeira, os investidores brasileiro da empresa Traffic decidiram comprar o clube em 2009. Dessa forma, a empresa tinha o objetivo de contratar jovens brasileiros. Com a nova gestão, a equipe conseguiu chegar a Liga Europa duas vezes em quatro anos. Porém, o diretor de futebol Thiago Freitas disse que não quer tornar o grupo em um potência no país e muito menos no continente. Como a diretoria é basicamente brasileira, o Estoril busca dar oportunidade de seus jogadores se desenvolverem profissionalmente para assim conquistarem um espaço que não conseguiram no Brasil. Assim, a diretor busca contratar atletas que não tem vínculo com nenhuma equipe e que possam ser emprestados  sem custo, evitando assim os riscos e gerando lucro – Atualmente, os Estorilistas tem 12 brasileiros no elenco.

“O Estoril é um caso de sucesso em Portugal. É um caso raro de um clube que recebeu aporte de investidores, que se manteve em um patamar diferente daquele que ocupava tradicionalmente, e que gera lucro. O Estoril é um clube que, ao fim de cada temporada, arrecada mais do que gasta.” – disse o diretor Thiago Freitas

Por fim, com toda sua história, o Estoril nunca foi uma grande potência de Portugal, tendo alguns títulos, mas com pequena importância. Na temporada 2019/2020, a equipe está disputando a segunda divisão do campeonato português, com 22 pontos em 11 jogos. Assim, hoje em dia, o clube só visa dar a oportunidade para jovens, em especial brasileiros e conseguir lucrar com a vendas desses jogadores, sem ter o objetivo de conquistar algum título de grande relevância.

Avatar
Daniel Marques
Me chamo Daniel Castro Marques, tenho 18 anos e adoro esportes no geral, mas tenho uma paixão especial pelo futebol. Quando criança, tinha o sonho de ser jogador de futebol, mas por diversos fatores isso não foi possível. Então encontrei outra forma de me manter próximo do esporte. Através do jornalismo posso me manter atualizado e falar sobre o que mais gosto. Meu sonho é poder participar de um grande evento futebolístico, a UEFA Champions League em especial. Atualmente moro em Guarulhos-SP e estou cursando jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Facebook: Daniel Castro Marques Instragram: @dandan_marques194

Artigos Relacionados