Seleção Francesa

Nesta semana, a coluna Além dos Bleus vai falar sobre a decepção da Seleção Francesa na Eurocopa de 2016. Jogando em casa, a equipe, era ao lado da Alemanha, uma das favoritas para levar o troféu. Assim, os anfitriões fizeram um grande torneio. No entanto, foram derrotados na final para Portugal por 1 x 0.

TORNEIO

A Seleção Francesa entrou como uma das favoritas para levar o título. Posto que jogava em casa e sua torcida fazia a festa em Paris para incentivar seus jogadores.

França
Torcedores da França tomam Paris (Divulgação/Équipe de France)

Além disso, tinha um elenco recheado de estrelas, como, por exemplo, Griezmann, Pogba, Giroud, Kanté e Payet. Assim, os franceses começaram com tudo o torneio. Afinal, se classificaram com facilidade para a próxima fase, depois de vencer Albânia e Romênia e empatar com a Suíça.

Dessa maneira, passou para as oitavas de final da competição. Então, a equipe enfrentou a Irlanda. Contudo, o jogo não foi tão fácil como se imaginava. Já que os irlandeses abriram o placar muito cedo, aos 2′, de pênalti com o lateral-esquerdo Robert Brady. Entretanto, os Bleus se recuperaram no segundo tempo e viraram com dois gols de Griezmann. Portanto, os franceses venceram por 2 x 1 e se classificaram para as quartas da Eurocopa.

Sendo assim, encontrou a Islândia, surpresa da competição, até ali. Logo em sua primeira Eurocopa, a equipe eliminou a Inglaterra e se classificou em segundo lugar no Grupo F, à frente de Portugal. Além disso, essa seleção ficou bastante conhecida pelo fanatismo de sua torcida. Ao fim de cada partida o capitão do time, Aron Gunnarsson, levava os demais jogadores para perto dos torcedores e comandava uma comemoração já ensaiada.

Contudo, os franceses não se intimidaram com a Islândia e golearam por 5 x 2. Assim, os anfitriões acabaram com o sonho dos estreantes da competição.

FAVORITOS

Com isso, a França partiu rumo à semifinal. Desse modo, a equipe enfrentou a Alemanha, que, juntamente, com os franceses eram os grandes favoritos do torneio. Dado que os dois anos antes os alemães foram campeões da Copa do Mundo, depois do famoso 7 x 1, em cima do Brasil. Portanto, era como uma final antecipada.

Sendo assim, o jogo foi muito equilibrado, com chances para os dois lados. No entanto, com dois gols de Griezmann, artilheiro da competição, os franceses conquistaram uma vaga na final do campeonato.

França
França derrota Alemanha (Divulgação/Équipe de France)

A DECEPÇÃO

Então, depois de derrotar a outra grande favorita ao título, os franceses tomaram todo o favoritismo para si. Visto que enfrentariam Portugal, que chegou aos trancos e barrancos na final.

A seleção portuguesa contava com Cristiano Ronaldo para levar o time ao título. Entretanto, logo no primeiro tempo, o craque se machucou e teve que ser substituído. Com isso, parecia que o troféu iria ficar na França. Contudo, o melhor ataque da competição estava com dificuldades para passar da defesa portuguesa. Enquanto isso, Portugal não conseguia criar sem seu principal jogador, que estava em lágrimas no banco de reservas.

Dessa maneira, o tempo regulamentar terminou empatado em 0 x 0. Portanto, as equipes foram para a prorrogação. Com um banco recheado de nomes conhecidos, a Seleção Francesa ainda tinha vantagens. No entanto, quem fez a diferença foi um reserva da equipe adversária. Já que, aos 4′ do segundo tempo da prorrogação, Éder chutou forte no canto do goleiro Lloris, que não conseguiu defender. Assim, Portugal derrotou a França e conquistou seu primeiro título no profissional.

Por outro lado, os torcedores franceses pareciam não acreditar. Ninguém entendeu como aquela seleção recheada de craques conseguiu perder para Portugal sem Cristiano Ronaldo.

VOLTA POR CIMA

Dois anos depois, com um elenco um pouco modificado, a França chegou com tudo na Copa do Mundo da Rússia. Assim, mesmo com um elenco muito jovem, a equipe rapidamente se tornou uma das favoritas no torneio. Visto que apresentava um elenco recheado de craques e contava com uma dupla imparável formada por Griezmann e Mbappé.

Dessa maneira, depois de eliminar a Argentina, Uruguai e Bélgica, os Blues enfrentaram a Croácia na final e golearam os croatas por 4 x 2. Assim, os franceses conquistaram pela segunda vez em sua história a Copa do Mundo. A primeira foi em 1998.

Copa do Mundo
França é campeã da Copa do Mundo de 2018 (Divulgação/Équipe de France)

Aliás, a França não para por aí. Com um elenco muito jovem na Copa do Mundo de 2018, muitos desses jogadores devem retornar em 2022. Além disso, os franceses estão revelando grandes nomes. Dessa maneira, os Blues devem chegar com tudo em busca do bicampeonato consecutivo em 2022.

Foto destaque: Divulgação/Équipe de France

Avatar
João Marcelo Felix
Meu nome é João Marcelo, paulista de 20 anos, sou estudante de jornalismo do 6º semestre da UnicSul. Tenho como foco o jornalismo esportivo e dentro dele o futebol é o que mais chama a minha atenção. Quando eu era criança meu sonho como de muitos era ser jogador de futebol, ao longo do tempo vi que meu lugar não era dentro de campo e sim fora, então decidi unir minhas duas paixões: escrever e futebol, para me tornar um jornalista esportivo.

Artigos Relacionados