Na coluna Navegando pela La Fúria desta semana, vamos conhecer um pouco da Cidade Real Madrid, o Centro de Treinamentos da equipe merengue. Desse modo, o complexo desportivo fica localizado ao redor do centro de Madrid, em um região chamada Valdebebas. Sendo assim, está a cerca de 12 km distante do estádio Santiago Bernabéu, que fica mais próximo ao centro de Madrid. Em geral, quando há concentração na Cidade Real Madrid, os atletas e comissão técnica se deslocam de ônibus até o Bernabéu, fazendo uma viagem de cerca de 15 minutos. 

O Real Madrid inaugurou sua primeira cidade desportiva em maio de 1963. Este antigo CT foi considerado, na  época, como o maior complexo esportivo do continente, jamais construído por um clube europeu. De fato, a estrutura e as instalações eram muito modernas naqueles tempos em que o futebol era uma atividade muito diferente dos tempos atuais. Nesse sentido, a área construída no antigo Centro Desportivo equivale 9,1% do novo CT, uma diferença grande e que leva em conta um crescimento e a evolução do clube merengue ao longo dos anos.

A Cidade Real Madrid, o atual complexo esportivo dos Blancos, teve as obras iniciadas em maio de 2004. Então, um ano e quatro meses depois, em setembro de 2005, o maior CT do mundo, em termos de território, com 1.200.000 m²  de área construída finalmente estava pronto. O primeiro jogo oficial foi disputado no campo 7, uma partida entre Real Madrid Castilla e Valladolid, válido pela 6ª rodada da segunda divisão espanhola. O placar final foi uma derrota do Castilla por 3 a 2. De fato, uma obra de proporções gigantescas que mostram a grandeza do Real Madrid não somente na Espanha, mas ao redor do mundo.

INSTALAÇÕES

A Cidade Real Madrid oferece estrutura de primeiríssima qualidade para todos os envolvidos no Real Madrid. O CT conta com 12 campos de futebol em tamanho oficial, incluindo o Estádio Alfredo Di Stéfano, casa do Real Madrid Castilla. Porém, devido as obras no Santiago Bernabéu o time principal mandou seis jogos da reta final de La Liga 19/20. O complexo esportivo ainda conta com um ginásio de basquete da equipe profissional do Real Madrid. A equipe profissional de basquete é uma das mais bem sucedidas no continente europeu, multicampeã da Liga Espanhola de Basquete e também da Euroliga, além de revelar grandes jogadores no cenário internacional.

Além disso, no prédio principal da Cidade Real Madrid há instalações que hospedam jogadores das canteras tanto para o futebol, quanto para o basquete. Ademais, o centro desportivo integra a equipe profissional de futebol feminino do Real Madrid. Ou seja, uma estrutura compatível com a grandeza do Rey de Copas e um dos motivos do clube estar quase sempre no topo da disputa esportiva no velho continente. Além disso, se você deseja conhecer as instalações da Cidade Real Madrid é possível através de um tour virtual no site oficial do Real Madrid.

INFRAESTRUTURA FUNDAMENTAL

Portanto, a Cidade Real Madrid é um dos maiores e melhores complexos esportivos do mundo. E essa estrutura de hospedagem, alimentação, campos para treinamento, departamento médico, fisioterapia são importantíssimas para a performance dos jogadores. Pois, dá condições aos atletas para os treinamentos de alta qualidade e rendimento para que disputem competições no mais alto nível de excelência. Dando assim, condições de colocar o Real Madrid na busca por conquistar as grandes competições esportivas ao nível nacional e internacional. 

E para quem se interessou e quer saber um pouco mais sobre a Cidade Real Madrid, as modernas instalações do complexo esportivo merengue. Assista esse tour produzido pelo canal do Marcelo no YouTube. Como ele mesmo diz, uma volta por sua “segunda casa”, além do mais que Marcelo é um dos grandes nomes da história recente do Real Madrid. Confira!

Foto Destaque: Reprodução / Site Oficial Real Madrid

Daniel Mendes
Daniel Mendes
Desde criança me encantei com o futebol e mais tarde com esporte, de modo geral. Então, vi que no Jornalismo poderia ficar muito próximo de coberturas do esporte, o futebol, por exemplo. Além disso, eu me considero bastante comunicativo e as pessoas dizem que eu falo até demais. Assim, a ideia de cursar Jornalismo ficou martelando na minha cabeça e desde 2019 tenho a cada dia realizado esse sonho.

Artigos Relacionados