Por enquanto tudo igual na ida. O primeiro jogo da final da Libertadores se encerrou empatado no Equador e o confronto de volta começará com vantagem para nenhum dos finalistas. Já que o saldo de gols fora não conta na decisão.
A partida de ontem (20/07) no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, capital do Equador, foi marcada pela tensão em campo de ambos os times, até por se tratar da inexperiência deles.
O Del Valle não fugiu das características que marcaram sua trajetória: a garra, o contra-ataque e sua persistência lutando até o final do jogo. O Atlético Nacional, mesmo jogando fora de casa, se impôs diante os equatorianos e colocava em prática seu favoritismo até os 42 minutos do segundo tempo.
O estádio que recebeu uma final de Libertadores pela primeira vez viu um confronto equilibrado e tenso. Angulo, do Del Valle, começou assustando os colombianos com um chute de fora da área, aos três minutos, que passou perto. Borja respondeu aos cinco também com um chute de fora obrigando o goleiro dos equatorianos a fazer grande defesa.
Um dos craques da equipe, Orlando Berrío, recebeu o passe de Macnelly Torres, fez jogada individual driblou dois e bateu no canto esquerdo de Armani, abrindo o placar aos 36 minutos da etapa inicial. Logo em seguida Marlos Moreno arrancou suspiro dos torcedores ao arriscar um arremate da intermediária por cobertura. O primeiro tempo foi finalizado com um leve domínio dos colombianos.
O segundo tempo foi marcado por finalizações lá e cá até os dezoito do segundo tempo, os lances de perigo sumiram um pouco na etapa final. Del Valle e Atlético Nacional estavam aguardando um erro, um do outro para aproveitar e fazer o gol. Até que aos 42 minutos, em cobrança de falta na intermediária, Sornoza cruzou a bola na área e em bate e rebate o zagueiro, Arturo Mina, conseguiu um chute de bico empatando o jogo e tornando o confronto de volta ainda mais importante.
A decisão na quarta-feira que vem, 27, não contará com o saldo de gols fora logo, uma nova história iniciará. O grande desfalque do confronto será a ausência do atacante José Angulo, substituído logo após o gol de sua equipe devido à lesão.
Depois da final de ontem podemos acompanhar as características mais marcantes de cada equipe: a polivalência equatoriana e a técnica colombiana. A finalíssima, com certeza, será de encher os olhos ao ver a conquista rara para qualquer que seja o vencedor.