1894: o ano do primeiro troféu em Portugal com entrega do Rei

- No dia 2 de março de 1894 realizou-se o primeiro jogo de futebol em Portugal com registo oficial e um troféu
taça 1894

Enquanto o Brasil vivia o seu primeiro eleição presidencial com Prudente Morais vencendo, a primeira bola chegou no país neste ano pelo paulista  paulista Charles William Miller. Na biologia, as bactérias,  foram inseridas no reino das protistas e atualmente são classificadas no reino das bactérias. Em Portugal, acontecia a primeira partida de futebol oficial e também o primeira taça era levantada no país europeu em 1894. Dessa forma, a coluna desta semana do O Gajo Conta a história do primeiro troféu em solo português entregue pelo Rei Carlos I.

Taça Dom Carlos I

A Taça D. Carlos I, pode ser chamado de Cup d'El Rey, foi um torneio amistoso realizado uma vez entre o o Foot-Ball Club do Porto, o então Futebol Clube do Porto, e o Club Lisbonense. Contudo, o campeonato teve esse nome em homenagem ao Rei de Portugal em 1894, o Carlos I, filho do Rei Luís I de Portugal.

O então Presidente do Porto, António Nicolau d'Almeiras e Guilherme Pinto Basto, capitão do Lisbonense marcaram a partida, tendo a garantia da presença do Rei. Contudo, a ideia inicial era que dia 2 de novembro de 1893 acontecesse o jogo. Entretanto, o presidente do Lisbonense alegou pouco tempo para a partida e o confronto aconteceu quatro meses depois. Então, ficou para o dia 2 de março de 1894.

Pré-jogo

O Presidente Guilherme Pinto Basto ainda conseguiram convencer o Rei Carlos I a patrocinar o jogo. Então, a taça foi oferecida pelo rei, de prata maciça feita pelo joalheiro da casa real. Assim, o torneio denominou-se “Taça D. Carlos I”, ou ainda “Cup d'El Rey”, e tinha uma inscrição que dizia “Football Championship das Cidades de Portugal”. O envolvimento do Rei Carlos I provou um impacto que a revista inglesa Illustrated Sporting & Dramatic News relatou o acontecimento. A equipe de Lisboa seguiu para a cidade do norte de comboio, viagem que durou 14 horas.

Partida

Chegou o 2 de março de 1894, em Campo Alegre, no Distrito de Porto, em Portugal, aconteceria a final. Lisbonense foi a campo com Guilherme Ferreira Pinto Basto (cap.); M. Keating, R. Locke, CD Rankin e Clyde de Barley; Arthur Paiva Raposo; F. Palmer, Carlos Villare e  J. Pittuck; Affonso Villar, J. Thomson. Porto, por sua vez com: MacGeock; F. Guimarans, A. Nugent; A. Dagge, MacMilan, Albert Kendall; FH Ponsonly (cap.), Adolfo Ramos, MacKeckenie, R. Ray, Alfred Kendall.

Eduardo Ferreira Pinto Basto apitou a partida que acabou 1 x 0. Entretanto, não se sabe quem marcou o gol que definiu o encontro. Então este foi o primeiro confronto da história um troféu entregue pelo próprio Rei Carlos I ao capitão Guilherme Ferreira Pinto Basto do Lisbonense.

Foto destaque: Divulgação/ Sapo.pt

Kaliel Serafin

Sobre Kaliel Serafin

Kaliel Serafin já escreveu 240 posts nesse site..

Kaliel, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

BetWarrior


Poliesportiva


Kaliel Serafin
Kaliel Serafin
Kaliel, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

Artigos Relacionados

Topo