Aniversariantes do dia 23 de Março

A começar pelo Apodi E.C., clube da cidade potiguar que lhe empresta o nome. Jovem, Gigante da Chapada, como é apelidado, foi fundado há 14 anos, em 23 de maio de 2003, sob a denominação UNIVAP (União Vale do Apodi). Atualmente encontra-se na segundona do estadual.

Tem felizardo, também, em Uberaba, no estado de MG. O tradicional Independente A.C. completa seus 79 anos de existência. A equipe, conhecida como Azulão, nasceu em 23 de março de 1938, através de um desentendimento entre dirigentes do Uberaba S.C.. Nos anos 60 e 70, após boa campanha no amadorismo, arriscou-se no Estadual, disputando inclusive na elite.

Situado na região de Salvador-BA, o município de Simões Filho já jogou profissionalmente. Trata-se do Simões Filho FC, equipe criada em 23 de março de 1995, que, em seu passado, disputou a segunda e terceira divisão baiana. Hoje, porém, encontra-se licenciado.

Fundado em 23 de março de 1914, o centenário Olympico FC é o time mais antigo entre os aniversariantes do dia. A equipe de Bom Jesus do Itabapoana, no RJ, também conhecida como “O Glorioso”, hoje licenciada, já esteve presente na segunda divisão carioca.

Criado em 1939, o Inhumas E.C., da cidade goiana que lhe empresta o nome, é uma das mais antigas do estado. Apelidado de “Pantera Avinhada”, encontra-se licenciado dos certames profissionais de 2015, quando disputou a terceira divisão do estadual.

Blumenau, em SC, ha exatos 18 anos, viu a fundação da Associação Blumenauense de Futebol. Equipe que teve vida efêmera. Disputou, ao todo, três campeonatos profissionais, antes de se extinguir, em 2010.

 ou 

De volta ao RJ, o Angra dos Reis EC também está em festa. Tubarão Azul, como é apelidado o time da cidade homônima, comemora sua maioridade nesta quinta-feira. Desde que foi fundado, em 1999, nunca esteve na elite do estadual.

Fundado em 1911, o Palmeiras A.C., do Rio de Janeiro, se não estivesse sido extinto, seria a equipe mais velha do dia. Diferente do clube paulistano do mesmo nome, vestia as cores azul e preto.

Apesar do nome, o E.C. União Barra Funda, é uma equipe amadora de Ourinhos, no interior de SP. Em 1978, após seis anos de fundação (criado em 1972), arriscou-se na quarta divisão do Campeonato Paulista. Sem sucesso, retorna ao amadorismo, permanecendo assim até hoje.

Por fim, para a seção de aniversariantes do dia, segue o último e, não menos importante, Salgueiro Atlético Clube, da cidade pernambucana do mesmo nome. Com diversos títulos pelo estado e disputando a Serie C do Brasileirão, o Carcará do Sertão, como é alcunhado, se tornou uma forças das forças de Pernambuco.

Além de times, jogadores também celebram aniversario hoje.

Cleiton Xavier, meia-atacante do Vitoria-BA. Alagoano de São José da Tapera, CX 10, como ficou conhecido pela torcida palmeirense, iniciou sua carreira no CSA, em 2000. O auge, mesmo, foi no Palmeiras, onde fez boa campanha no Paulistão e na Libertadores, em 2009. Xavier, hoje com 34 anos, nasceu em 23 de março de 1983.

André Martins
Recém-formado em Jornalismo, André Martins é um apaixonado por futebol. Além de ter participado em diversos blogs, como História do Futebol e Memória do Futebol, é colaborador do Museu do Futebol e membro de um grupo voltado a pesquisa do esporte no Estádio do Pacaembu, em SP, o Memofut. Já estagiou em vários veículos de comunicações, entre eles o Futebol Interior. Possui um arquivo com mais de dez mil times brasileiros catalogados.
Você está aqui
Futebol Na Veia > Colunas > Parabéns ao Craque > Aniversariantes do dia 23 de Março

Artigos Relacionados