Opinião: Zé Ricardo será o respiro da estrela solitária?

Treinador volta ao Rio de Janeiro com a missão de tirar o Botafogo da má fase
Opinião: Zé Ricardo será o respiro da estrela solitária?

Na última segunda-feira (07), o Botafogo anunciou o substituto de Marcos Paquetá, que foi demitido do cargo após cinco partidas no comando do glorioso. O escolhido para a vaga foi Zé Ricardo. O último trabalho do novo professor alvinegro, foi no Vasco da Gama.

Após o fracasso de Marcos Paquetá, pegando uma parte da torcida do Botafogo de surpresa, afinal, o técnico possui uma carreira vitoriosa por onde passou; campeão mundial sub-17 e sub-20 com a seleção brasileira, em 2006 foi técnico da seleção da Arábia Saudita, na Copa do Mundo e também treinou o Avaí. No clube catarinense, o técnico recebeu uma proposta do Al-Hilal, clube muito popular da Arábia Saudita e se tornou um dos técnicos mais queridos da região Saudita. No retorno ao Brasil, Paquetá conseguiu apenas 20% de aproveitamento no comando do Botafogo; quatro derrotas em cinco jogos.

Zé Ricardo, tem um bom desempenho por onde passa e consegue uma excelente média de aproveitamento. Com uma forma de trabalho muito séria e que extrai o máximo de cada atleta, o técnico consegue resultados expressivos. No Botafogo, o técnico não terá vida fácil e talvez um pouco mais complicada que no Vasco da Gama. Na equipe cruz-maltina, o técnico assumiu em meio à crise dentro e fora de campo; com um elenco muito limitado, o professor foi ganhando alguns reforços pontuais que ajudaram e muito o time durante a temporada, até conseguir a vaga na Libertadores. Vaga esta que era considerada improvável pelo time que o Vasco possuía antes do comandante assumir.

(Reprodução/Arivaldo Maia)
(Reprodução/Arivaldo Maia)

Na estrela solitária, além da equipe possuir um elenco limitado e sem peça de reposição para manter o nível da equipe, Zé Ricardo precisará demonstrar o motivo de ser considerado um dos melhores técnicos da nova geração. O treinador que sempre propõe o jogo terá um pouco de dificuldade para implantar esse sistema, afinal, o Botafogo não tem uma equipe tão forte ofensivamente para dominar a partida e encurralar a equipe adversária.

A torcida botafoguense pode acender a luz da esperança. Isso porque em todo clube que Zé Ricardo passou, ele teve uma campanha muito boa. Porém os clubes possuíam uma estrutura financeira um pouco melhor e não passava um momento tão turbulento com as dividas do clube. Não podemos descartar por completo a equipe do Botafogo, pois o elenco conta com jogadores de nome, como Kieza, Rodrigo Pimpão, Igor Rabello, Léo Valencia e o jovem Marcinho, que vem sendo cobrado por parte da torcida.

Zé Ricardo gosta de trabalhar com toda essa cobrança, porém mostra um pouco de nervosismo nos momentos decisivos, principalmente quando a sua equipe está em perigo durante a partida e ele precisa efetuar alguma alteração. O treinador possui um histórico negativo com relação às substituições para atacar o adversário.

Torço para que Zé Ricardo faça um bom trabalho no Botafogo, pois ele tem uma história bacana no futebol carioca. O Botafogo precisa voltar a ser um grande destaque nacional.

Elcio Gutierres

Sobre Elcio Gutierres

Elcio Gutierres já escreveu 10 posts nesse site..

Apaixonado por esporte, principalmente por futebol. Um fanático por jogos, acompanha qualquer partida. “Movido pelo esporte”

Please follow and like us:
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

Comments

comments

Elcio Gutierres
Elcio Gutierres
Apaixonado por esporte, principalmente por futebol. Um fanático por jogos, acompanha qualquer partida. “Movido pelo esporte”

Artigos Relacionados

Topo