Passaporte Rússia – Caminho suíço até a Copa

Veja como foi a trajetória dos suíços até a Copa do Mundo da Rússia 2018

Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da Copa do Mundo deste ano. Este é o terceiro de sete textos sobre a Seleção Suíça. Confira como a La Nati conquistou a vaga para o mundial.

Quem pensou que a Suíça ganharia fácil na repescagem das eliminatórias europeias estava muito enganado. O sofrimento do Squadra Nazionale durou até o ultimo minuto do segundo tempo. Mas antes desse sufoco, outros jogos fizeram com que o time suíço amadurecesse, e com isso a equipe pode se tornar uma “pedra no sapato” das grandes seleções.

Passaporte Rússia – Caminho suíço até a Copa

EUROCOPA

Dois anos depois da eliminação nas oitavas de final na Copa do Mundo no Brasil, a seleção Suíça voltou a disputar um campeonato importante. Dessa vez era a Eurocopa que foi sediada na França. A La Nati caiu no grupo A, comandado pela anfitriã da competição.

Na primeira rodada os suíços enfrentaram a Albânia e com dificuldades venceu a partida por 1 a 0. Na rodada seguinte foi à vez de enfrentar os romenos, e a Squadra Nazionalle empatou o jogo (1 a 1). Ainda na segunda colocação do grupo A, a equipe comandada pelo atacante Xheridan Shaquiri, encarou a vice-campeã França. O jogo foi bem disputado e não saiu do zero. As duas equipes (França e Suíça) se classificaram para as oitavas de final da competição.

Contra a Polônia, a Suíça fez um dos melhores jogos da equipe na competição. A partida terminou empatada (1 a 1) e precisou ser decidida nos pênaltis. Mas o fantasma das oitavas de final continuou assombrando os suíços, que perdeu por 5 a 4 nas cobranças e se despediu da competição.

Torcida Suíça na espectativa durante os pênaltis contra a Polônia (Reprodução - Facebook)
Torcida Suíça na expectativa durante os pênaltis contra a Polônia (Reprodução/Facebook)

ELIMINATÓRIAS

Em setembro de 2016 a Suíça enfrentava mais um desafio em busca da classificação para a Copa do Mundo. Nas eliminatórias a La Nati foi parar no grupo B, com Portugal, Hungria, Ilhas Faroé, Letónia e Andorra.

Jogadores comemorando gol contra a Letónia pelas Elimonatórias (Reprodução - Facebook)
Jogadores comemorando gol contra a Letônia pelas Elimonatórias (Reprodução/Facebook)

A Suíça não encontrou dificuldades na fase de grupos. Dos dez jogos disputados, ganhou nove – só perdeu na última rodada para Portugal. O time suíço terminou a fase de grupos em segundo lugar, empatado com os portugueses, que se classificaram pelo saldo de gols.

Na repescagem, a dificuldade que não teve na primeira fase, a Squadra Nazionalle encontrou contra a Irlanda do Norte. No primeiro jogo a Suíça ganhou fora de casa com um placar apertado (1 a 0). No jogo da volta, em solo suíço e com muita chuva, as duas equipes fizeram um jogo e dar inveja – foram 27 finalizações durante a partida, e emoção até o último minuto. Mesmo com o empate sem gols a La Nati se classificou para a Copa do Mundo na Rússia por ter vencido a primeira partida.

Sobre Redação FNV

Luciano Carvalho já escreveu 831 posts nesse site..

Um site destinado ao esporte que corre na veia da maioria dos brasileiros: O futebol! No nosso site você encontra tudo sobre o futebol, tanto nacional, quanto internacional, além de poder acompanhar nossos palpites e análises para os jogos da semana e as belas musas

Comments

comments

Redação FNV
Um site destinado ao esporte que corre na veia da maioria dos brasileiros: O futebol! No nosso site você encontra tudo sobre o futebol, tanto nacional, quanto internacional, além de poder acompanhar nossos palpites e análises para os jogos da semana e as belas musas

Artigos Relacionados

Topo