Passaporte Rússia – Caminho colombiano até a Copa

Com o quarto lugar nas eliminatórias sul-americanas, a Colômbia garantiu sua vaga no mundial da Rússia

O Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da Copa do Mundo deste ano. Este é o terceiro de sete textos sobre a Seleção Colombiana. Confira como foi o caminho tricolor até a conquista da vaga no mundial.

Após o término da última Copa do Mundo, na qual a seleção cafetera fez a melhor campanha de sua história, terminando com o quinto lugar da competição, os torcedores ficaram empolgados com o que poderia acontecer no futuro. Porém, a Colômbia não conseguiu alcançar os resultados que gostaria.

No ano seguinte, na Copa América do Chile, os colombianos ficaram com o modesto sexto lugar, com apenas cinco pontos conquistados. Já em 2016, na Copa América Centenário, o tricolor novamente não conseguiu o bicampeonato continental e encerrou sua participação na terceira colocação.

Nas eliminatórias, com um elenco diferente do que disputou o mundial de 2014, a Colômbia voltou a apresentar um futebol muito oscilante, que não conseguia emplacar muitas vitórias consecutivas, mas que foi o suficiente para garantir a quarta posição. Com 27 pontos alcançados, a seleção liderada por José Pékerman carimbou a vaga direta na Copa da Rússia após conquistar sete vitórias, seis empates e cinco derrotas. Veja abaixo todo o retrospecto tricolor nas eliminatórias.

PASSAPORTE RÚSSIA – CAMINHO COLOMBIANO ATÉ A COPA

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2018

Colômbia 2 x 0 Peru – 08/10/2015

O primeiro compromisso dos cafeteros rumo à Rússia foi em casa, no Estádio Metropolitano de Barranquilla. E assim como aconteceu nas últimas quatro eliminatórias, a Colômbia estreou com vitória. Com gols de Téo Gutiérrez e Edwin Cardona, a equipe conquistou os primeiros três pontos na competição.

Elenco tricolor na primeira rodada das eliminatórias (Reprodução/Instagram/FCF Seleccion Col)

Uruguai 3 x 0 Colômbia – 13/10/15

Após o triunfo na primeira partida, a Colômbia sofreu uma sequência de três jogos sem vencer. O primeiro deles foi contra a seleção celeste, no qual foi goleada fora de casa. Os uruguaios abriram o placar com o zagueiro Godín, e na segunda etapa Diego Rolán e Abel Hernández trataram de decretar a derrota tricolor.

Chile 1 x 1 Colômbia – 12/11/15

Novamente fora de casa os cafeteros não conseguiram vencer. O Chile, atual bicampeão continental, abriu o placar no final do primeiro tempo com Arturo Vidal. Porém, James Rodríguez empatou na segunda etapa e assim a Colômbia conquistou seu primeiro empate nas eliminatórias.

Colômbia 0 x 1 Argentina – 17/11/15

Na última partida de 2015, a Colômbia sofreu sua primeira derrota em casa, dessa vez para a Argentina. Mesmo possuindo mais posse de bola e finalizando mais vezes ao gol, a equipe foi pouco eficiente e viu os hermanos vencerem apesar da ausência de Lionel Messi. O único gol da partida foi marcado logo na etapa inicial pelo meio-campista Biglia.

Bolívia 2 x 3 Colômbia – 24/03/16

O ano virou e com ele o tricolor fez as pazes com a vitória. Em um jogo difícil na altitude de La Paz, a Colômbia conseguiu um importante resultado para a sequência da competição. O jogo parecia ser fácil e logo no primeiro tempo James Rodríguez e Bacca abriram 2 a 0. Porém na segunda etapa a Bolívia reagiu e empatou o jogo com Arce e Chumacero. E quando a partida se encaminhava para os acréscimos e o resultado parecia estar definido, Edwin Cardona marcou aos 47 minutos e garantiu a vitória tricolor.

Colômbia vence em jogo apertado (Reprodução/Globo Esporte)

Colômbia 3 x 1 Equador – 29/03/16

A terceira vitória da Colômbia veio novamente em casa, no Estádio Metropolitano de Barranquilla. Já no primeiro tempo da partida o atacante Bacca abriu o placar, depois foi a vez de Sebastián Péres ampliar a vantagem. Na etapa final, novamente Bacca em noite inspirada fez seu terceiro gol na competição, e no final da partida Michael Arroyo descontou para os equatorianos.

Bacca faz dois e garante a vitória tricolor (Reprodução/Globo Esporte)

Colômbia 2 x 0 Venezuela – 01/09/16

Contra a Venezuela, os colombianos conseguiram manter os bons resultados dentro de casa. Sem nenhuma dificuldade e com uma ótima atuação de James Rodríguez, a Colômbia venceu com um gol do camisa 10 e outro de Macnelly Torres. No final da partida, os visitantes ainda tiveram dois jogadores expulsos.

Vitória colombiana em casa (Reprodução/Globo Esporte)

Brasil 2 x 1 Colômbia – 06/09/16

O tricolor emplacou três belas vitórias até que foi interrompido pela seleção brasileira. Após passar por uma reformulação e ter Tite no comando da equipe, o Brasil repetiu o placar do confronto das quartas de final da Copa de 2014 e venceu a partida.

Com apenas dois minutos de jogo Miranda fez o primeiro da seleção canarinho. A Colômbia chegou ao empate com um gol contra do zagueiro Marquinhos, mas na etapa final Neymar, em noite magnífica, fez o segundo dos donos da casa e a Colômbia chegou a sua terceira derrota nas eliminatórias.

Paraguai 0 x 1 Colômbia – 06/10/16

Contra o Paraguai, o tricolor conseguiu melhorar seu desempenho como visitante e venceu a segunda partida fora de casa, novamente por um placar apertado. O jogo foi bem disputado e faltoso, e a Colômbia só chegou ao gol da vitória nos acréscimos da partida, novamente com um gol salvador de Edwin Cardona.

Cardona faz gol salvador nos acréscimos (Reprodução/Instagram/FCF Seleccion Col)

Colômbia 2 x 2 Uruguai – 11/10/16

A partida contra a seleção celeste trouxe o segundo empate cafeteiro na competição, e o primeiro na cidade de Barranquilla. O tricolor até chegou a ficar em vantagem no placar por duas vezes, mas acabou cedendo o empate. No primeiro tempo o meio-campista Abel Aguilar marcou para os donos da casa, e Cristian Rodríguez empatou para o Uruguai. Já na segunda etapa Yerry Mina e Luis Suárez definiram o resultado da partida.

Colômbia 0 x 0 Chile – 10/11/16

Contra o Chile os colombianos apresentaram um grande domínio do jogo, porém faltou pontaria aos jogadores para abrir o placar. A equipe chegou a finalizar 20 vezes, mas nenhum dos chutes teve o destino certo e a partida acabou com o placar zerado dos dois lados.

Argentina 3 x 0 Colômbia – 15/11/16

No último compromisso de 2016 a Colômbia teve novamente a chance de apresentar seu futebol diante de uma seleção campeã do mundo, porém acabou perdendo de novo para os argentinos. Messi, Lucas Pratto e Di Maria marcaram os gols que decretaram a quarta derrota tricolor nas eliminatórias.

Colômbia 1 x 0 Bolívia – 23/03/17

Assim como nos confrontos de ida, a sequência de partidas sem vitórias terminou novamente contra a Bolívia. Com um domínio total do jogo, a Colômbia venceu com um gol de James Rodríguez aos 38 minutos do segundo tempo e fez as pazes com a torcida.

Colômbia comemorando gol da vitória (Reprodução/Instagram/FCF Seleccion Col)

Equador 0 x 2 Colômbia – 28/03/17

A última vitória colombiana no campeonato veio novamente como visitante. A equipe vinha sofrendo críticas da imprensa, principalmente James Rodríguez e o comandante Pékerman, mas a vitória trouxe um alívio para a seleção e colocou-a na segunda posição da tabela. Apesar de não ter possuído muita posse de bola, a Colômbia foi eficiente e garantiu o resultado já no primeiro tempo. Com gols de James Rodríguez e Cuadrado, o tricolor chegou a sétima vitória na competição.

Mais uma vitória tricolor na competição (Reprodução/Globo Esporte)

Venezuela 0 x 0 Colômbia – 31/08/17

Apesar do empate sem gols, as duas seleções criaram muitas chances de abrir o placar e não aproveitaram as oportunidades. Com James Rodríguez no banco de reservas e Falcão García de volta a seleção, a Colômbia não conseguiu superar os venezuelanos e acabou somando apenas um ponto na competição.

Colômbia 1 x 1 Brasil – 05/09/17

Novamente contra a seleção brasileira, o tricolor não conseguiu vencer. O Brasil saiu na frente no final do primeiro tempo com Willian, mas dessa vez os colombianos conseguiram empatar logo no começo da etapa final com Falcão García e conquistaram mais um ponto no campeonato.

Colômbia 1 x 2 Paraguai – 05/10/17

A Colômbia recebeu o Paraguai precisando de uma vitória para conquistar uma vaga adiantada para a Copa, mas o resultado não foi o esperado e a festa foi adiada. O tricolor abriu o placar aos 34 minutos do segundo tempo com Falcão García, e quando a classificação parecia estar garantida, os cafeteros sentiram a frustação de tomar a virada nos minutos finais. Óscar Cardozo empatou aos 44 minutos e Sanabria, nos acréscimos da partida, acabou com a alegria dos colombianos.

Peru 1 x 1 Colômbia – 10/10/17

A classificação foi adiada, mas veio na partida seguinte, contra a desesperada seleção do Peru. Os peruanos precisavam vencer a qualquer custo para continuarem sonhando com uma vaga na Copa, já os colombianos só precisavam de um simples empate, e ele foi alcançado.

No começo do segundo tempo James Rodríguez abriu o placar, mas logo depois Paolo Guerrero empatou após uma falha do goleiro Ospina, que tentou defender um tiro livre indireto do atacante peruano e acabou validando o gol. Com o empate, a Colômbia garantiu sua classificação para a Copa do Mundo da Rússia 2018.

Elenco colombiano comemorando a classificação para a Copa (Reprodução/Reuters)

Sobre Henrique Santana

Henrique Santana já escreveu 16 posts nesse site..

Henrique Santana é estudante de jornalismo, paulistano, apaixonado por comunicação e principalmente pelo futebol!

Comments

comments

Henrique Santana
Henrique Santana é estudante de jornalismo, paulistano, apaixonado por comunicação e principalmente pelo futebol!

Artigos Relacionados

Topo