Everton x Manchester City – Em busca do topo!

Em duelo antecipado, os Citizens buscam vencer para atingir a liderança da Premier League

Everton e Manchester City fazem nesta quarta-feira (6) um confronto isolado pelo Campeonato Inglês em sua temporada 2018/2019. O confronto é parte da programação da 27ª rodada e foi antecipado para acomodar o inchaço do calendário da equipe de Manchester, que tem que se dividir em quatro competições e vai decidir no final do mês o título da Copa da Liga da Inglaterra. Com início previsto para 17h45 (horário de Brasília), o encontro será realizado no estádio de Goodinson Park, em Liverpool.

EVERTON

Calendário apertado não é um problema para o Everton. Eliminado tanto na Copa da Liga quanto na Copa da Inglaterra e sem ter conseguido na temporada anterior vaga em qualquer torneio continental, o time azul de Liverpool tem apenas os compromissos estabelecidos pela tabela do Campeonato Inglês até o final da temporada. Cumprir tabela é só o que o time tem para fazer. Com 33 pontos (nove vitórias, seis empates e dez derrotas), ocupa a nona posição na Premier League. Ambicionar a classificação para torneios continentais não parece ser algo viável. O Manchester United, quinto colocado, que fecha esse bloco, tem 15 pontos a mais.

O rebaixamento também não é uma ameaça. A diferença em relação ao Cardiff, primeiro na região da degola, é de 11 pontos. Como os times do fundo da tabela de classificação têm ainda mais dificuldade em somar pontos, o Everton deve utilizar os jogos que restam como forma de dar a largada na temporada 2019/2020. O problema é que talvez até para isso os confrontos sejam inúteis. Isso porque não há segurança em relação à permanência do técnico português Marco da Silva no comando. Depois de receber uma série de reforços, o treinador foi incapaz de implantar um sistema de jogo consistente e eficiente.

Na condição de mandante, o Everton até apresenta números melhores, mas não muito. É o oitavo melhor nesse quesito no Campeonato Inglês. Dos 39 pontos disputados em casa, ganhou 21 (seis vitórias, três empates e quatro derrotas). Para o encontro desta quarta-feira, o veterano defensor Phil Jagielka, machucado, teve sua participação vetada pelo departamento médico. Em tratamento de lesões, seguem como dúvidas os defensores Leighton Baines e Yerry Mina; e o meio campista Idrissa Gueye.

Provável escalação: Pickford; Coleman, Keane, Zouma, Digne; André Gomes, Davies, Walcott, Bernard, Sigurosson e Richarlison.

MANCHESTER CITY

No domingo (3), o Manchester City abriu a programação do mês derrotando o Arsenal, por 3 x 1, no clássico pela 25ª rodada da Premier League. Foi o primeiro dos sete compromissos que terá no mês. Contudo chegou a marca de 59 pontos (19 vitórias, duas vitórias e quatro empates) reduzindo para três pontos a diferença que o separa do Liverpool, líder, que na segunda-feira (4) só empatou com o West Ham, em Londres, por 1 x 1. Dessa maneira, poderá assumir a liderança, de acordo com os critérios de desempate, se superar o Everton nessa partida, ainda que com um jogo a mais que os Vermelhos.

Como visitante, no entanto, o City é o terceiro da Premier League. Dos 36 pontos disputados nessa condição, ganhou 23 (sete vitórias, dois empates e três derrotas). Bem abaixo de Tottenham (33) e Liverpool (30), que fizeram um jogo a mais fora de casa. Para o encontro, o técnico Guardiola provavelmente ainda não poderá contar com o goleiro Claudio Bravo; e com os defensores Vincent Kompany e Benjamin Mendy, que seguem aos cuidados do departamento médico.

Provável escalação: Ederson; Danilo, Stones, Laporte e Delph; Fernandinho, Silva e De Bruyne; Sané, Mahrez e Gabriel Jesus.

RETROSPECTO

O City venceu as duas últimas partidas que fez contra o Everton. Ambas terminaram com o placar de 3 x 1. A mais recente foi pelo primeiro turno do Campeonato Inglês desta edição, com direito a dois gols de Gabriel Jesus, que vivia seca de tentos naquela época. No geral, os Citizens detém leve vantagem, já que nos 185 jogos disputados, foram 70 vitórias, 68 derrotas e 47 empates.

Sobre Alexsander Vieira

Alexsander Vieira já escreveu 198 posts nesse site..

Olá, me chamo Alexsander Vieira, tenho 20 anos e um amor intenso por futebol. Sou estudante de jornalismo pela FIAM FAAM.

Alexsander Vieira
Olá, me chamo Alexsander Vieira, tenho 20 anos e um amor intenso por futebol. Sou estudante de jornalismo pela FIAM FAAM.
http://www.radioprado.com.br

Artigos Relacionados

Topo